A descoberta dos pronomes, das locuções verbais e de tudo que envolve a mágica da Língua Portuguesa estão presentes na Vila Gramatical. O projeto da professora Janete Salvador veio para contribuir com o aprendizado. E as turmas do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Satc aprendem direitinho.

“Hoje acredito que a Vila Gramatical foi para mim uma inspiração e para os alunos aprendizagem com muito mais interação. Enviaram-me uns vídeos construindo e jogando, a emoção ao receber foi claro e evidente que amam a Vila”, comemora a professora.

Sim, porque o projeto que antes estava no papel já ganha o universo online. A proposta iniciou em 2019, quando Janete propôs o desenho de uma vila para ensinar conceitos da disciplina. O portão já serve para que sejam trabalhados os pronomes. Depois vem a Mansão dos Substantivos, a Morada dos Adjetivos e a Locução Adjetiva, que mora ali.

Durante a pandemia surgiu uma maquete física, que contribuiu ainda mais para o ensino da Língua Portuguesa. Agora, esse universo de ludicidade migrou para o mundo virtual. Mas também teve apresentações, troca de ideias e mostra dos trabalhos que foram feitos ao longo do ano.

“O resultado de 2021 foi muito bom. As turmas conseguiram aprender de forma envolvente e, acima de tudo, serem os protagonistas na construção do seu aprendizado. Eu sou a recepcionista”, brinca Janete.

A expectativa agora é para o início do próximo ano letivo. A professora já fez a apresentação do projeto para os estudantes que estarão no 6º ano em 2022, e ficou encantada com as cartinhas que recebeu das turmas. “Foi um dia cheio de emoção. Receber a escrita dos pequenos é impressionante. São os futuros escritores e leitores da Vila”, afirma.

Assessoria de Imprensa da Satc (www.satc.edu.br)