Na noite desta segunda-feira (26) em mais uma Sessão Ordinária, os Vereadores Pedro Luiz Machado, Anderson Antonio Bez Batti, Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn, José Antonio De Bettio, José Cambruzzi, Luciano Leodato, Manoel Leandro Filho e Ronaldo da Silva, Envio de oficio a Presidente Cia. Catarinense de Aguas e Saneamento Eng.ª. Roberta Maas dos Anjos solicitando estudos e projetos para a construção de uma nova barragem adutora de água para CASAN de Lauro Muller SC.

Justificativa: O Município de Lauro Müller está numa localização geográfica privilegiada com relação a mananciais para abastecimento público com fonte de água doce superficial ou subterrânea, utilizada para consumo humano ou desenvolvimento de atividades econômicas. As áreas contendo os mananciais devem ser alvo de atenção específica, contemplando aspectos legais e gerenciais. Com o aumento da demanda por água com a consequência direta do crescimento populacional e da ampliação dos níveis de consumo per capita, tais fatores aumentam a pressão sobre os mananciais de abastecimento. Entretanto um sistema de captação antigo e insuficiente faz com que, apesar de sermos atendidos por uma empresa de renome, temos uma adutora precária que resulta muitas vezes na falta e na baixa qualidade da água distribuída, (turbidez) que não é amenizada com aplicação de recursos de tratamento da água, ou investimentos em sistemas de filtros cada vez mais complexos.

A disponibilidade de água em quantidade suficiente está sendo colocada a prova nos últimos meses, numa estiagem sem precedentes como mostram as imagens anexas. E a água é um dos principais fatores limitantes ao desenvolvimento das cidades. Por isso reiteramos o pedido que reflete o desejo e a necessidade de toda a população lauromüllense. A preposição foi aprovada por unanimidade.

Foto CASAN/Rio Palermo