W3.CSS

A Prefeitura Municipal de Sombrio, através da Secretaria de Agricultura, fornece sêmem de bois para a inseminação artificial dos rebanhos dos pequenos produtores rurais.

A ação tem muitas vantagens, como a economia no processo de reprodução, a melhoria da qualidade genética dos animais, a manutenção da saúde do rebanho, evitando doenças que possam ser transmitidas de um animal a outro no momento da reprodução, além de agregar valor ao rebanho, otimizando a produção do leite e da carne.

No último ano, a gestão forneceu sêmem para 160 inseminações para os pequenos produtores sombrienses. O produtor precisa pagar apenas pelo serviço da inseminação, gerando uma economia de cerca de 50% no processo. A gestação de uma vaca dura em torno de nove meses e a Secretaria de Agricultura tem mais de 15 raças disponíveis, entre gado de corte e leiteiro.

As raças de gado de corte disponíveis são a Brangus Preto, Brangus Red, Red Angus, Senepol, Braford, Angus Preto, Hereford, Bramah, Nelore e Charolês. Para o gado leiteiro, as raças são Jersey, Holandês, Gir leiteiro e Girolando.

Os produtores interessados devem se dirigir até a Secretaria de Agricultura de Sombrio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13 horas. Mais informações pelo telefone (48) 9841-5001.

 

Por: comunicação prefeitura municipal