A presença de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) dificulta o processo de formação de nuvens carregadas na maioria das cidades do Oeste a Serra, favorecendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens ao longo do dia. Períodos de maior nebulosidade se fazem presentes em momentos do dia onde o sol divide o espaço do céu com as nuvens (céu nublado a parcialmente nublado). Vale ressaltar que nas áreas do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis o padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar) possibilita uma maior concentração de nuvens baixas, cujo qual provocam chuva ou garoa ocasional de maneira mal distribuída em momentos do dia alternando com algumas aberturas de sol. Nas áreas do Litoral Sul, o sol aparece por períodos prolongados durante a tarde em alguns municípios. Ameno pela manha do Oeste ao Planalto Serrano com temperaturas oscilando entre 12 a 18ºC sendo que no topo da Serra as mínimas oscilam entre 5 a 8ºC com destaque para as baixadas e fundos de vales de Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici. Mínimas entre 16 a 18ºC no Litoral e Vale do Itajaí durante as primeiras horas da manha. Máximas mais elevadas no Oeste e Meio Oeste, na marca dos 28 a 32ºC. Nas áreas do Litoral e Vale do Itajaí, máximas entre 23 a 25ºC à tarde. Vento de leste a nordeste fraco a moderado com velocidade média de 10 a 15 km/h com rajadas ocasionais de 45 km/h.

Sexta-feira (09/11): Tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens do Oeste ao Sul do estado em função da atuação de uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) que influência a maior parte do estado catarinense com exceção do Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí que ainda seguem com certa interferência da umidade vinda do mar (circulação marítima) ocasionando chuviscos ocasionais. Períodos de maior nebulosidade se fazem presentes em momentos do dia, onde o fica céu nublado a parcialmente nublado. O calor aliado ao alto grau de umidade relativa do ar promove a formação de algumas pancadas de chuvas com eventuais trovoadas isoladas no decorrer da tarde em alguns pontos do Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul. Ameno pela manha com temperaturas oscilando entre 13 a 17ºC durante o amanhecer sendo que no topo da Serra as mínimas oscilam entre 8 a 11ºC. Calor durante a tarde com máximas entre 28 a 32ºC sobretudo nos setores do Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Vento de norte a nordeste com oscilações para o quadrante leste, fraco a moderado com velocidade média de 5 a 15 km/h com rajadas ocasionais de 40 km/h.

Sábado (10/11): Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) mantém tempo estável com presença de sol e poucas variações de nuvens do Oeste ao Sul do estado com pequena chance de pancadas de chuva isoladas a tarde em função do maior aquecimento diurno. Nos setores do Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí ainda seguem com certa interferência da umidade vinda do mar (circulação marítima) ocasionando chuviscos ocasionais em momentos do dia alternando com algumas aberturas prolongadas de sol. Períodos de maior nebulosidade se fazem presentes em momentos do dia, onde o céu nublado a parcialmente nublado no Oeste e Sul do estado onde ocorrem eventuais pancadas de chuva com trovoadas isoladas devido o maior aquecimento diurno. Ameno pela manha com temperaturas oscilando entre 14 a 18ºC durante o amanhecer sendo que no topo da Serra as mínimas oscilam entre 10 a 13ºC. Calor durante a tarde com máximas entre 29 a 33ºC sobretudo nos setores do Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Vento de norte a nordeste, fraco a moderado com velocidade média de 5 a 15 km/h com rajadas ocasionais de 35 km/h.

Domingo (11/11): O ar seco e quente que cobre boa parte da região Sul do Brasil (sistema de alta pressão) favorece tempo firme com presença de sol muito calor e poucas variações de nuvens do Oeste ao Sul de SC com pequena chance de pancadas de chuva isoladas a tarde em função do maior aquecimento diurno. Nos setores do Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí ainda seguem com o predomínio da umidade vinda do mar (circulação marítima) ocasionando chuva fraca e ocasional entre o começo e final do dia alternando com períodos de sol. Momentos de maior nebulosidade se fazem presentes no decorrer da tarde no Oeste. Ameno pela manha com temperaturas oscilando entre 16 a 19ºC durante o amanhecer sendo que no topo da Serra as mínimas oscilam entre 14 a 15ºC. Calor durante a tarde com máximas entre 31 a 36ºC sobretudo nos setores do Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Vento de norte a nordeste, fraco a moderado com velocidade média de 10 a 15 km/h com rajadas ocasionais de 40 km/h.

Piter Scheuer – Meteorologista