Um sistema de alta pressão (massa de ar seco e quente) inibe a formação de nuvens na maior parte do estado catarinense favorecendo o predomínio de sol com poucas nuvens. Períodos de maior nebulosidade ocorrem em momentos do dia. Alguma eventual pancada de chuva isolada pode ser registrada em alguns pontos do Oeste com destaque para as áreas que fazem divisa com o PR, por conta do maior aquecimento diurno. Temperatura alta ao longo de SC, com sobretudo nos setores do Oeste e Sul do estado, com máximas entre 31 a 34ºC ao longo da tarde.

Nas demais regiões, máximas entre 27 a 32ºC. Mínimas entre 12 a 18ºC nas primeiras horas da manha. No topo da Serra Catarinense, as mínimas oscilam entre 6 a 8ºC nas baixadas e fundos de vales dos municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici e Urupema. Vento de sudeste pela manha com oscilações para os quadrantes leste a nordeste no decorrer do dia com rajadas ocasionais de 35 a 40 km/h.

Sábado (17/11): Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) proporciona tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em boa parte das cidades catarinenses onde o calor se faz presente com certa sensação de abafamento. Períodos de maior nebulosidade ocorrem durante a tarde e noite ao longo do estado, sobretudo nas áreas mais próximas do RS com possibilidade de pancadas de chuvas e eventuais trovoadas de maneira rápida e isolada, devido à combinação do maior aquecimento diurno e a aproximação de uma frente fria. Temperatura alta ao longo do Oeste e Sul do estado, com máximas entre 31 a 35ºC ao longo da tarde sendo que nas demais áreas os termômetros oscilam entre 30 a 33ºC. Nas demais regiões, máximas entre 26 a 30ºC. Mínimas entre 15 a 20ºC nas primeiras horas da manha. No topo da Serra Catarinense, as mínimas oscilam entre 7 a 10ºC nas baixadas e fundos de vales. Vento soprando do quadrante nordeste a noroeste decorrer do dia com rajadas ocasionais de 35 a 40 km/h.

Domingo (18/11): Uma frente fria ingressa ao longo do estado catarinense reforçando diversas áreas de instabilidades, provocando aumento de nuvens com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas (raios) ao longo do estado de SC, começando pela manha inicialmente no Oeste ao Planalto Serrano incluindo o Sul do estado e a tarde nas demais áreas da Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Risco de temporais com queda de granizo e ventania em alguns pontos do estado, sobretudo no Oeste e Extremo Oeste e algumas cidades do Litoral.

Nebulosidade variável (sol entre muitas nuvens) pela manha entre a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí onde os termômetros podem chegar ao patamar dos 26 a 28ºC (calor pré-frontal). No Oeste ao Planalto Serrano a chuva e a maior cobertura de nuvens inibe a elevação das temperaturas com máximas entre 23 a 25ºC. No momento da chegada da frente fria, queda da temperatura com sensação de refresco. Temperatura mínimas oscilando entre 16 a 20ºC. Vento de nordeste a noroeste passando para o quadrante sudoeste a sudeste, fraco a moderado com velocidade média de 15 a 20 km/h com rajadas ocasionais de 50 a 60 km/h no momento das trovoadas.

Segunda-feira (19/11): O sol volta a brilhar em boa parte do estado de SC com a aproximação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). Previsão de muitas nuvens com chuva fraca e isolada entre a madrugada e inicio manha em algumas cidades do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte à medida que a frente fria se afasta do estado catarinense, melhorando gradativamente com predomínio de sol e poucas nuvens nestes setores ao longo do dia. Nas demais áreas do Oeste ao Sul do estado, tempo firme com presença de sol e poucas nuvens o dia todo. Mínimas mais baixas para a época do ano durante o amanhecer, na marca 11 a 15ºC na maioria das cidades. No do topo da Serra, os termômetros oscilam entre 1 a 3ºC nas baixadas e fundos de vales com possibilidade de geada. Temperatura em progressiva elevação com máximas que atingem o patamar dos 26 a 29ºC do Oeste ao Litoral Sul, sendo que nas demais áreas as máximas não passam dos 25ºC. Durante a noite, a temperatura entra em declínio. Vento de sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas de 30 a 50 km/h. Algumas oscilações para o quadrante nordeste com velocidade de 30 km/h no Norte do estado entre a tarde e noite.

Piter Scheuer – Meteorologista