Uma forte massa de ar quente e úmida, favorece o predomínio do sol com algumas variações de nuvens durante a manha desta segunda-feira (14), na maior parte do estado catarinense. Alterna com alguns momentos de maior nebulosidade (céu nublado) em algumas cidades do Planalto Sul, Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. O forte aquecimento (calor e umidade) associado a uma perturbação nos níveis altos da atmosfera são os principais ingredientes para a formação de alguns núcleos convectivos de instabilidades durante a tarde e noite, onde ocorrem pancadas de chuva com trovoadas (pancadas de verão) em pontos mal distribuídos do estado.

Risco de temporais (chuva forte, granizo e ventania – temporais de verão). Por se tratar de pancadas mal distribuídas, algumas áreas vão passar sem o registro de chuva. Os termômetros seguem em gradual elevação com máximas entre 31 a 35ºC, podendo atingir até o patamar dos 37ºC em algumas cidades do Extremo Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 25 a 40 km/h. Em momentos de temporais, rajadas de 60 a 80 km/h.

Terça-feira (15/01): O ar quente e úmido que vem se fazendo presente sobre o território catarinense, proporciona tempo firme com presença de sol e muito calor na maior parte das regiões. Alterna com intervalos de muitas nuvens (céu nublado) e momentos prolongados de sol. O calor aliado à alta umidade relativa do ar são os principais fatores para a formação de algumas áreas de instabilidades causadoras de pancadas de chuva com trovoadas (pancadas de verão).

Risco de tempestades com chuva forte, granizo e ventania sobretudo no Oeste. Por se tratar de pancadas mal distribuídas, algumas áreas vão passar sem o registro de chuva. Entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte, remota chance de garoa ocasional durante a madrugada e início do dia. Temperatura segue alta pela manha, com sensação de ar abafado com mínimas oscilando entre 18 a 26ºC na maioria das cidades. Máximas altas oscilando entre 36 a 39ºC entre os setores do Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, os termômetros oscilam entre 30 a 35ºC. Vento de noroeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas de 30 a 40 km/h. Em momentos de temporais, rajadas de 60 a 80 km/h.

Quarta-feira (16/01): Presença de sol com algumas variações de nuvens com previsão de alguns temporais ao longo do dia. O calor aliado à alta umidade relativa do ar somado a aproximação de uma frente fria sobre o RS, favorecem a formação de algumas áreas de instabilidades causadoras de pancadas de chuva com trovoadas (pancadas de verão).

Risco de tempestades com chuva forte, granizo e ventania entre a tarde e noite. Por se tratar de pancadas mal distribuídas, algumas áreas vão passar sem o registro de chuva. Temperatura segue alta pela manha, com sensação de ar abafado com mínimas oscilando entre 19 a 26ºC na maioria das cidades. Máximas oscilando entre 36 a 40ºC entre os setores do Litoral Sul, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, os termômetros oscilam entre 28 a 34ºC. Vento de noroeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas de 30 a 50 km/h. Em caso de temporais, rajadas momentâneas de 70 a 90 km/h.