W3.CSS

(Alesc), em Florianópolis, em alusão ao mês de conscientização e ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado em 6 de junho.

Participaram do encontro 12 enfermeiras e três técnicas de enfermagem do município. O Teste do Pezinho é um exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê, com o objetivo de detectar, de maneira mais efetiva, doenças genéticas e metabólicas que podem desencadear deficiência intelectual, comprometendo a saúde da criança. “É um exame de extrema importância realizado gratuitamente pelo SUS nas Unidades de Saúde entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido”, informa Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

Com o programa de Triagem Neonatal é possível detectar precocemente até seis doenças congênitas graves: fenilcetonúria, hipotiroidismo congênito, hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. “Oferecer qualificação às equipes de saúde através de seminários, capacitações, diálogos e trocas de experiências é possibilitar o fortalecimento da Rede de Proteção Integral às crianças e aos adolescentes”, destaca Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Básica da Secretária de Saúde.

Indo de encontro ao programa Prefeito Amigo da Criança, aderido pela gestão içarense, a prefeita Dalvania Cardoso tem como um dos compromissos “qualificar as políticas de atendimento à primeira infância, pois não basta a cidade crescer, é necessário prezar pela qualidade de vida a população, em especial aos pequenos”. O programa busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações, com a construção e consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes que resultem em avanços no atendimento da sua saúde.

Por: Departamento de Comunicação /Prefeitura Municipal de Içara