Estimular a criatividade, o raciocínio rápido e lógico são pontos destacados no Desafio Nacional Acadêmico (DNA). A prova, realizada por estudantes do ensino médio e do ensino fundamental de todo o país, é um grande teste de conhecimentos gerais realizado pela internet. Na edição de 2013 as equipes da Satc conquistaram posições importantes. A equipe do ensino fundamental ficou em 1º lugar em Santa Catarina e em 6º no Brasil. Já a equipe do ensino médio obteve também o 1º lugar no estado e o 10º no Brasil.

Alunos já experientes, Donizete da Rosa Júnior, 17 anos, e Lucas Guadagnin, 15, já disputaram a competição em anos anteriores. “Os desafios são uma coisa fora do que estudamos. Exigem raciocínio lógico, conhecimento em tecnologias, cinema, músicas, idiomas, história e esporte, pra citar alguns. É um super aprendizado”, comenta Donizete. “Apesar de ser cansativo, acrescenta muito no aprendizado e é gratificante ver que acertamos as questões”, afirma Lucas.

O DNA foi realizado em duas etapas. Na primeira, dia 22 de junho, os estudantes responderam 110 desafios elaborados pela equipe organizadora. “Tivemos até uma questão que estava no idioma tcheco. Eles tiveram que pesquisar e traduzir palavras. É uma competição que desafia e faz com que eles pensem muito”, explica a professora Daniela Scotti, orientadora das equipes do médio.

Na segunda etapa, dia 29, o Desafio propôs apenas um enigma envolvendo conhecimentos em Química, História, Matemática e até Religião. A estudante Clarissa de Aguiar Boff, 14, participou pela primeira vez. “Já tinha participado da Olimpíada de História da Satc, mas nunca tive uma experiência como esta antes. Achei muito interessante. Fiz mais amigos e aprendi assuntos que não dominava e isso vai ajudar na escola também”.

Saiba mais:

O DNA é o maior Desafio de Conhecimento realizado pela Internet. Fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest, o DNA é uma oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor. Mais informações no http://www.desafionacional.com.br/

Redação Portal Satc