O Ministério da Saúde oficializou e São Ludgero já se organizou para iniciar a vacinação contra Gripe e Sarampo na próxima segunda-feira, 4 de abril, na Sala de Vacinas, localizada na ESF Margem Esquerda, das 7 às 16 horas sem fechar ao meio dia. Os primeiros a receberem a vacina da Gripe serão os idosos com 80 anos ou mais e os trabalhadores da saúde. No caso da vacina contra o Sarampo, receberão a imunização os trabalhadores da saúde.

A responsável pela Sala de Vacinas, Rosi Borba Wernke, informa que no caso da vacina Influenza (Gripe) diante do fato do Ministério da Saúde não disponibilizar todas as doses acontecerá de forma escalonada para que as pessoas não percam a viagem até a Sala de Vacinas. “Ao passar dos dias vamos tornando público quais as faixas etárias dos idosos que poderão receber a vacina da Gripe. Até o dia 30 de abril queremos vacinar todos os idosos acima de 60 anos”, pontua. Em relação a vacina contra o Sarampo ela informa que acontecerá em duas etapas. “Num primeiro momento serão os profissionais da saúde e, a partir do dia 30 de abril, Dia D, todas as crianças de 6 meses a menores de cinco anos”, ressalta Rosi.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Já sobre a vacinação contra o Sarampo, o Brasil, desde 2018, vem registrando surtos da doença e, desde 2019, voltou a ser endêmico, o que levou a perda do certificado de país livre do Sarampo.

O Dia D mobilização contra a Gripe e contra o Sarampo acontecerá no dia 30 de abril em São Ludgero e em todo o Brasil. Mais informações na Sala de Vacinas pelo fone 3657 0828.

O público alvo da vacina contra a Gripe:

· Idosos com 60 anos ou mais;

· Trabalhadores da saúde;

· Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

· Gestantes e puérperas;

· Povos indígenas;

· Professores;

· Comorbidades;

· Pessoas com deficiência permanente;

· Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

· Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

· Trabalhadores portuários;

· Funcionários do sistema prisional;

· Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

· População privada de liberdade.

O público alvo da vacina contra o Sarampo:

· Trabalhadores da saúde;

· Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).