Moradores do Loteamento Paraíso, em Orleans, pretendem bloquear o trânsito de veículos em um dia surpresa nesta semana, na rodovia estadual SC-390 (antiga 438). É o principal acesso às cidades da Serra e do Litoral na região. O ato é planejado depois que moradores de Lauro Müller ameaçaram paralisar o trânsito. A reivindicação é a mesma: uma lombada física para diminuir a velocidade dos veículos naquele ponto, já que já são vários registros de acidente nos últimos anos, alguns com vítimas que perderam a vida instantaneamente.
O assunto foi debatido no ano passado, inclusive pelos vereadores orleanenses, que enviaram uma série de ofícios à regional do Deinfra, em Criciúma. Uma placa indicando lombada foi instalada pelo órgão há alguns meses, porém, a lombada não existe.
Conforme matéria do jornal  Diário do Sul os moradores também reclamam do mato às margens da estrada, que atrapalha quem precisa caminhar pelo acostamento, além de obstruir a visão das placas de sinalização.
“Se nos próximos dias nenhuma atitude for tomada pelo Deinfra, nós vamos parar o trânsito. Chega de promessas”, ameaçam os moradores.