SAMSUNG CSCAprender novas práticas de ensino e metodologias, trocar experiências e estreitar relacionamentos estão entre os principais objetivos da parceria realizada entre o SENAI e o South Tyne Side College, da cidade de South Shields, no Reino Unido, que oferece educação profissional a jovens daquele país, incluindo o ensino superior. O programa de parceria foi apresentado na tarde de hoje pela diretora da instituição que visita o país, Alison Maynard, acompanhada do diretor do SENAI Criciúma, Silvio Bitencourt da Silva e o gerente técnico de educação do SENAI, Rodrigo Brandelero, ao vice-presidente da Fiesc Regional Sul, Diomício Vidal, o presidente do Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense (Sinplast), Reginaldo Cechinel e Ruy Hülse, presidente do Siecesc.

Essa parceria, segundo Bitencourt, faz parte de um programa de “Shadowing”, palavra em inglês utilizada para designar o ato de observar profissionais executando determinadas tarefas para que se aprenda na prática rotinas e metodologias realizadas por outras pessoas, de uma maneira diferente. Sílvio esteve pessoalmente em South Shields, em 2014, justamente para observar as práticas deles em sala de aula. “Uma metodologia que me chamou bastante atenção foi a prática deles de fazer com que seus próprios profissionais observem os colegas nas salas de aulas, para depois, poderem aprimorar suas técnicas junto aos alunos e professores”, explica Sílvio. Além disso, ele destaca a importância que os britânicos dão ao aprendizado em relação ao ensino. “Eles dão muito foco ao aprendizado e fazem questão de garantir que o aluno realmente aprenda”.

Para Maynard, a primeira visita ao Brasil está sendo gratificante. “Estou impressionada com a receptividade das pessoas aqui e aprendendo muitas coisas que quero levar para lá”, afirma. Um dos pontos que mais chamou a atenção dela foi a forte relação que a indústria tem com a educação aqui no Brasil. “Quero aproveitar para aprender o máximo possível algumas práticas diferentes das nossas com o Sílvio e toda a equipe dele. Certamente é uma parceria que trará bons resultados”. Conclui Maynard.

Novo Texto Comunicação