Instigar a curiosidade dos alunos e fazer com que eles visualizem os conceitos químicos na prática. Foi assim que o projeto Quimicando Kids demonstrou, de forma lúdica, para três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental a química, seus fenômenos e reações.

A proposta é desenvolvida pelo curso de Engenharia Química do Centro Universitário Satc (UniSatc). “Este projeto faz com que os alunos aprendam de forma prática e prazerosa, promovendo interação e atribuindo significado ao conhecimento”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Sandra Marcon.

Ao todo foram 72 alunos que aprenderam brincando a importância da química e como pode ser divertido o seu aprendizado. O trabalho foi desenvolvido pela professora responsável pelo projeto Morgana Nuernberg Sartor Faraco, além da aluna bolsista Lara Vasconcellos Ponsoni. Um dos momentos mais divertidos foi a preparação dos alunos, que vestiram o jaleco para usar os laboratórios. Os ‘pequenos cientistas’ adoraram a experiência.

Para mostrar de maneira prática como a química está presente na vida de todos, a equipe desenvolveu dois experimentos. As turmas acompanharam a transformação da água colorida que caminha e também a chuva colorida. “As professoras buscaram no projeto envolver o conteúdo estudado em sala de aula, que no caso seriam as cores primárias. A tarde foi um sucesso, alunos envolvidos e participando ativamente das atividades, questionando e associando outros fenômenos com os propostos pelo projeto”, contou a coordenadora do curso de Engenharia Química da UniSatc, Aline Resmini Melo.

Assessoria de Imprensa da Satc (www.satc.edu.br)