Fugir do tradicional. Esse é o principal objetivo do projeto Acolhida na Colônia, que traz opções de roteiro no interior de Santa Catarina e mostra uma parte do Brasil que poucas pessoas conhecem. E agora, Lauro Müller também está entrando neste roteiro do agroturismo. Nesta semana sete propriedades do município, que integram a Associação Acolhida Rio do Rastro, receberam a certificação que as credenciam a entrarem no circuito da Acolhida na Colônia.

O projeto teve início com apoio direto do Governo do Município, por meio da Secretaria de Turismo, em julho do ano passado, quando foram iniciados os trabalhos com uma palestra de apresentação. A partir deste encontro, iniciaram-se as etapas propostas pelo grupo interessado para se enquadrarem e fazerem parte da associação. Foram visitas de campo, reuniões de estudos e diagnósticos de conhecimento e avaliação nas propriedades, tudo feito pelo próprio grupo.

Finalizando processo de capacitações e adequações, as sete famílias de Lauro Müller receberam a ata de decisão, dando a eles a possessão do uso da marca Acolhida na Colônia. Além desta entrega, as famílias participaram do seminário geral com todos os municípios que já fazem parte da Associação Acolhida na Colônia.

Acolhida na Colônia

Trata-se de uma associação de agricultores que iniciou no Brasil, em Santa Rosa de Lima no ano de 1999. Atualmente ela existe distribuída em 28 municípios somente no Estado de Santa Catarina. Ela faz parte da rede internacional de agroturismo Accueil Paysan, hoje presente em 40 países de quatro continentes, sendo que na América Latina a primeira experiência implementada é a da Acolhida na Colônia.

Entre os princípios que norteiam o trabalho desta associação estão a valorização da agricultura familiar, a parceria entre o rural e o urbano e o comprometimento com a qualidade dos alimentos e dos recursos naturais.

Fortalecimento do Agroturismo

O trabalho para o fortalecimento do agroturismo no estado de Santa Catarina tem sido uma constante entre os agricultores associados e, no intuito de fortalecer a iniciativa e diversificar o publico que frequenta as propriedades rurais. A associação vem desenvolvendo dois novos produtos: circuitos de cicloturismo, onde além de usufruir das belas paisagens do interior os ciclistas se hospedam, alimentam e realizam visitas nas propriedades rurais; e o turismo pedagógico, em que os alunos vivenciam o rural e trocam experiências com os agricultores.

Famílias que tiverem interesse em saber mais sobre o projeto Acolhida na Colônia ou sobre a Associação Acolhida Rio do Rastro devem procurar a Secretaria de Turismo do município de Lauro Müller para maiores informações.

Ascom/Prefeitura de Lauro Müller