Foto: Marcos Brocca
Foto: Marcos Brocca

Nesta tarde, a prefeitura de Içara emitiu uma nota alegando que a responsabilidade de manutenção, sinalização e recuperação da ICR-445 é do Governo do Estado de Santa Catarina.

A falta de segurança na rodovia, principalmente no trecho do Anel de Contorno Viário, do bairro Presidente Vargas, ganhou notoriedade nesta sexta-feira após o acidente envolvendo um caminhão e um micro-ônibus.

Confira abaixo a nota de esclarecimento emitida pela prefeitura de Içara:

Nota de esclarecimento – Responsabilidade SC-445

O governo de Içara esclarece que a responsabilidade de manutenção, sinalização e recuperação da ICR-445 é do Governo do Estado de Santa Catarina. Inclusive o trecho do Anel de Contorno Viário (na altura do bairro Presidente Vargas), onde ocorreu o lamentável acidente na manhã de ontem (23).

Mesmo sem qualquer responsabilidade sobre o trecho do lamentável incidente, a Administração Municipal de Içara ressalta que irá buscar reuniões junto ao Governo do Estado já na próxima semana para solicitar melhorias no local. A administração municipal esclarece ainda que fez tudo o que estava ao seu alcance para amenizar os impactos do lamentável incidente da seguinte forma:

– a secretaria de Saúde do município colocou, assim que soube do ocorrido, toda equipe à disposição do hospital São Donato, desde profissionais ou qualquer serviço necessário;

– o secretário de saúde de Içara, Dr. Lauro Nogueira, ajudou no atendimento às vítimas;

– o coordenador de defesa civil, Seloney Carvalho, esteve no local do acidente, acompanhado o serviço de retirada dos veículos com a preocupação de ter ocorrido vazamento de produto inflamável. Ainda nesse contexto, solicitou a equipe de obras que se mantivesse de plantão para a realização de limpeza ou colocação de cepilho (pó de serra) na via, caso houvesse necessidade;

– O prefeito Murialdo Canto Gastaldon esteve no hospital onde obteve informação sobre as vítimas; onde conversou com o prefeito de Lauro Muller (de onde são as vítimas do acidente), Fabiano Kusmin Alves, e com a primeira dama do Balneário Rincão (para onde os idosos estavam se dirigindo), Mariza Góes.