Uma ponte quebrou e um caminhão carregado com arroz ficou pendurado no fim da tarde deste domingo (17), em Jacinto Machado, no Sul de Santa Catarina. A ponte fica na comunidade Dois Irmãos, na SC-483, e era de madeira.
Valdeci Benfatto, que dirigia o caminhão, saiu ileso do acidente. Ele explica que nesta época há um movimento intenso na região, por causa do escoamento da produção de arroz. Segundo ele, o veículo estava carregado com cerca de 14 toneladas e a ponte em más condições.
“Logo antes de mim passou outro caminhão. Me disseram que ouviram um estalo, de madeira quebrando. Em seguida eu passei e a ponte quebrou”, explica. Segundo ele, das 280 sacas, 250 foram perdidas.
“É um abandono total da estrada. Tem buraco, ponte quebrada. Os produtores e transportadores precisam de atenção, principalmente nesta época”, completou.
Segundo o superintendente da Regional Sul do Deinfra, Lourival Pizzolo, a madeira para confeccionar a nova ponte já foi encomendada. “Toda a madeira será retirada e colocada nova. Queremos consertar o mais rápido possível. É provável que o trabalho dure entre 10 e 15 dias”, disse.
O superintendente afirma que existe um desvio que está sendo utilizado para escoar a safra de arroz. “O desvio aumenta o trajeto até Praia Grande em cerca de três quilômetros, mas até a reconstrução da ponte é a alternativa”, argumentou.
Sobre as condições da ponte, o superintendente explica que há cerca de dois anos foi feita uma revitalização e manutenção no local. “O local é de grande movimento, passam muitos caminhões, às vezes com excesso de carga”, comentou.