O calor e o frio têm se revezado nos últimos dias, o que gera incerteza na hora de decidir que roupa usar e doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Entretanto, de acordo com meteorologistas, uma forte onda de frio chega ao Estado neste fim de semana. Hoje e amanhã, o tempo estará mais úmido e nublado, com condição de chuva na maioria das regiões. Haverá risco de temporal e granizo isolado durante o dia de hoje e as temperaturas estarão baixas.

Entretanto, as temperaturas devem baixar bruscamente a partir de domingo, com a chegada de uma intensa onda de ar polar. Nas áreas mais elevadas do Estado catarinense, a previsão é de termômetros abaixo de zero. Em Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, as temperaturas podem variar entre -10°C e -8°C. No Litoral, será entre 0°C a 3°C na segunda e na terça-feira, com chance de igualar ou quebrar recorde de temperatura de julho. Neste domingo, há chance de neve nas áreas altas, especialmente entre a tarde e a noite.

As noites de domingo, segunda e terça podem registrar geadas fortes, com chance de geada negra nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, com prejuízos para agricultura e pecuária. Nas serras do Corvo Branco e Rio do Rastro, pode haver congelamento na pista em alguns trechos. Há risco para os moradores de rua devido ao frio intenso e os animais (domésticos ou que vivem ao ar livre) também necessitam de cuidados especiais.