W3.CSS

Ponto nobre onde funcionava a Indústria Cerâmica Imbituba SA tornou-se o Imbituba Park, empreendimento que garantirá o crescimento do Cento do município

Primeira cerâmica de Santa Catarina e uma das maiores do Sul do Brasil, a Indústria Cerâmica Imbituba SA (ICISA) tornou-se um dos marcos na história da cidade, bem como de toda a região. O espaço onde antigamente funcionava a empresa – há muitos anos, abandonado após o encerramento das atividades –, agora torna-se um novo polo de desenvolvimento para o município, com a conclusão e entrega oficial do Imbituba Park, um loteamento que garantirá o crescimento sustentável da área central, assinado pela Eraldo Construções.
Após a compra da área em um leilão em 2016, a empresa iniciou todo o trabalho de estruturação do espaço que, hoje, abriga 98 terrenos e possibilita a construção de edificações horizontais e verticais, comerciais e residenciais. Para que o loteamento chegasse à conclusão e entrega, foram cinco anos para obtenção de todas as aprovações e licenças, somados a 14 meses de execução do projeto, que contempla uma infraestrutura completa, cercada de vegetação e com vista para o mar.
“É uma área muito nobre, no Centro de Imbituba, então pensamos em desenvolver um empreendimento que conseguisse se integrar com o município, com diferenciais para quem decidir investir e morar ali. Por isso, as ruas são um pouco mais largas e com passeios padronizados, há uma avenida central, um calçadão de cinco metros por toda a extensão do loteamento, uma praça com quadra esportiva e espaço para prática de atividades físicas. Ou seja, não é um simples loteamento, nós entregamos ainda mais valor em uma área já tão conhecida e querida por todos”, ressalta o empresário e diretor da Eraldo Construções, Eraldo Rosa.

Valorização da história
A preocupação com a garantia de preservação da história do local também foi um ponto em evidência, uma vez que a empresa fez questão de criar uma réplica do tradicional pórtico da ICISA, em suas pastilhas brancas e vermelhas, no novo empreendimento.
“A Indústria Cerâmica Imbituba SA chegou a empregar 1,3 mil funcionários locais na década de 1990, foi uma das maiores da época. Então ouvimos muitas histórias de avós, pais e netos que ganharam a vida trabalhando ali, criando suas famílias em Imbituba por conta da empresa. Existe essa comoção, esse carinho e, por isso, fizemos questão de dar vida novamente ao espaço que, apesar de abandonado quando compramos, carrega até hoje essa história”, completa Eraldo.

Pronto para construir
Com toda a estrutura finalizada e mais de 90% dos terrenos já comercializados, o loteamento está pronto para receber as futuras construções. “Com isso, algumas construtoras locais devem começar a verticalizar, a construir edifícios até o início de 2025, provavelmente com apartamentos residenciais e salas comerciais, o que promoverá uma integração ainda maior do empreendimento com o centro da cidade”, argumenta o diretor da Eraldo Construções.
O Imbituba Park fica muito próximo de escolas, supermercados, restaurantes, centros comerciais e todo o tipo de facilidades que a rotina exige. “Não pensamos somente em colocar as pessoas dentro de casa, mas sim em criar oportunidades e um entorno que proporcione uma vida com harmonia. Nos preocupamos em criar valor neste ponto, não apenas nas vendas, mas também para que as pessoas possam viver com tranquilidade e qualidade e, ali, construir seu futuro”, finaliza Eraldo.

 

Francine Ferreira/Expressio Comunicação