A Prefeitura Municipal de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana, um mutirão de exames de média complexidade, com o intuito de reduzir as filas de espera que se acumulam nos últimos meses. Os serviços, com investimento de R$ 300 mil foram adquiridos através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIS-AMREC).

Serão realizados 1.180 exames, distribuídos da seguinte maneira: 50 colonoscopias, 150 endoscopias, 200 ultrassons, 100 eco dopplers, 150 tomografias, 220 ressonâncias, 100 exames cardíacos, 90 neurológicos e 120 próteses dentárias.

“Alguns exames estão represados desde abril de 2021. Conseguiremos trazer a fila para dezembro, como é o caso das próteses dentárias. Outros exames a fila virá para o mês de maio de 2022”, conta a Secretária de Saúde de Urussanga, Ingrid Zanelatto.

As liberações estão sendo feitas de forma cronológica, através do controle do Sistema de Regulação. O setor responsável pelo agendamento de exames, está comunicando às pessoas contempladas por telefone ou WhatsApp, realizando o chamamento dos pacientes para retirada dos guias de autorização.

Vale destacar, que os exames serão marcados, conforme disponibilidade das clínicas autorizadas, nas próximas semanas.