Os motoristas que trafegarem pela BR-101 nos próximos dias precisam atentar à movimentação de equipamentos e à mudança de sinalização no quilômetro 337 da rodovia. O motivo é devido às obras de construção do túnel do Morro do Formigão, no bairro Fábio Silva, em Tubarão.

Agora, inicia a segunda etapa da obra em que deve haver detonação e escavação de rochas e a retirada do solo de baixa resistência. Em toda a entrada ou saída do morro, trabalhadores monitoram o tráfego.

A marcação foi modificada entre o quilômetro 337 ao quilômetro 339. No mês de maio, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) reforçou a pintura de faixas e instalou novas placas para indicar locais de maior movimentação.

Para os motoristas que trafegam no sentido sul, a mudança na pista ocorre após o acesso à SC-390 – ligação de Tubarão para Pedras Grandes. A faixa auxiliar para tráfego lento foi suprimida até o fim da frente das obras.

A pista volta a ter a faixa auxiliar no quilômetro 338, próximo ao Monumento ao Caminhoneiro. Atenção redobrada para a movimentação próxima ao emboque sul que, por muitas vezes, requer a interrupção temporária da faixa auxiliar.

No sentido norte, os usuários devem atentar para o estreitamento na faixa da direita, destinada ao tráfego lento, após o talude rochoso escavado para abrigar o traçado atual da rodovia.

Ao cruzar esse ponto, o tráfego segue em faixa única, até o viaduto de acesso ao bairro Morrotes.

Relembre a obra
Quando pronto, o túnel para transposição do maciço rochoso do Morro do Formigão terá 900 metros, sendo 450 de extensão em rocha escavada e mais 450 nos acessos necessários aos dois emboques.
De acordo com o projeto, o túnel terá dez metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.
Ainda estão projetadas duas proteções de concreto em cada bordo da pista e proteção para o passeio público. O lote de obras inicia no quilômetro 337,8, após alça de acesso entre a SC-390 até a BR-101 sul e termina no quilômetro 338,7, próximo ao acesso ao bairro Sertão dos Corrêa.