© Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

O governador Carlos Moisés confirmou a liberação do uso de máscaras em Santa Catarina em todos os ambientes a partir de sábado (12).

Em vídeo, divulgado na tarde desta quinta-feira (10), o chefe do Executivo catarinense falou sobre a decisão. Confira:

O decreto que vai liberar o uso do equipamento de segurança em todos os ambientes será publicado em edição extra do Diário Oficial. A informação sobre a liberação de máscaras foi antecipada pelo blog nesta quarta-feira (9).

“Temos mais de 82% da população vacinada, isso nos dá segurança para que a gente possa retomar a normalidade na sociedade”, disse Moisés.

Estudo

O estudo sobre tornar facultativo o uso de máscaras já estava em andamento desde a última semana e com isso, foi iniciada também a base para o Decreto, que assim como o que liberou as máscaras para crianças de até 12 anos, será assinado pelo governador e secretários da Casa Civil e da Saúde.

O principal ponto na montagem do Decreto é a exposição de motivos para a liberação, que segundo bastidores deve ter pelo menos 20 itens.

Em seu pronunciamento em Joinville nesta semana, o Governador Moisés antecipou que a idéia seria substituir a obrigatoriedade do uso de máscaras por recomendações. A mesma fala foi confirmada há pouco nas redes sociais do Governador.