W3.CSS

Uma onda de calor, causada por uma massa de ar quente, toma conta do Brasil nos próximos dias. Nesta segunda-feira, dia 18, por volta das 12h30, um termômetro instalado no Centro de Gravatal marcava mais de 40°C.

As altas temperaturas encerram o inverno no país, e diversas cidades podem experimentar mais uma vez recordes para a época à medida que nos aproximamos da primavera, que começa oficialmente no próximo sábado, dia 23.

Isso porque a atuação de um bloqueio atmosférico impedirá a chegada de frentes frias nos próximos dias, comuns para o período. Com isso, a maior parte do Brasil terá uma prolongada sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esse período do ano, como aconteceu em agosto.

Devido à condição, a médica Laura Iung Esmeraldino, que atua na Secretaria de Saúde de Gravatal, orienta para os cuidados que devem ser observados. “Acredito que as principais recomendações são os cuidados com a hidratação, aumentar a ingesta de líquidos (água, sucos naturais, chás gelados, água de coco e isotônicos. Cuidar principalmente com idosos e crianças que podem não sentir sede, então ofertar água regularmente”, orienta a médica.

Laura ainda destaca que os moradores devem preferir alimentos leves. “Outro ponto importante seria o uso de protetor solar ao se expor ao sol, sendo fundamental para evitar queimaduras e risco de câncer de pele; evitar se expor ao sol principalmente entre as 10h e 16h; usar óculos escuros com proteção UV para saúde dos olhos; usar roupas leves e procurar lugares frescos”, diz.

 

Por Daiane Fernandes – Jornalista

Comunicação Social/PMG