A Librelato conquistou o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2021, na categoria “Preservação Ambiental”, com o projeto Librelato + Verde. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil divulgou no último dia 28 os vencedores do Prêmio e a solenidade de premiação está agendada para 21 de outubro, em formato híbrido. Ao todo, 36 empresas catarinenses inscreveram cases, sendo 18 contempladas.

“Este prêmio é fruto de um trabalho em equipe, de nossos profissionais, representantes, clientes, parceiros e amigos que retiraram suas mudas e realizaram esse gesto tão nobre que é o de plantar uma árvore. Estamos orgulhosos em poder realizar ações que tem relevância não só para o meio ambiente, mas que também contribuem no sentido de mostrar o quão importante é a participação comunitária das empresas na sociedade”, diz José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

Em 2020, a Librelato desenvolveu e implantou o projeto “Librelato+Verde”, uma iniciativa de longo prazo que promove o plantio de mudas de árvores, ajudando a recomposição da vegetação nativa de Santa Catarina, bem como seu acompanhamento e manutenção, para que as mudas cresçam e tornem-se árvores adultas. A própria Librelato oferece as mudas e por meio de seus profissionais, representantes, fornecedores, comunidade, parceiros pelo Brasil e países da América do Sul, o projeto se espalhou e ganhou força. Em 2020 foram plantadas quase 5.000 mudas de árvores e, este ano, o número ultrapassou de 10 mil mudas plantadas até dia 21 de setembro – Dia da Árvore.

O Librelato+Verde é uma das ações da Librelato alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como compromisso cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos Países Membros da ONU e pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Além das mudas plantadas, a Librelato também realizou esse ano a doação de mais de 14 mil sementes para a produção de mudas nos hortos da região, contribuindo com a recomposição da mata nativa, principalmente em nascentes de rios da região de Santa Catarina.

Impacto do projeto na prevenção ambiental

O projeto Librelato+Verde tem como objetivo a conscientização social sobre a importância da preservação ambiental e renovação de áreas degradadas por meio do plantio de árvores nativas brasileiras das mais diversas espécies. Essa foi escolhida pela empresa como uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais já causados pelo homem na natureza. O plantio é considerado como a primeira fase do projeto, pois as árvores são acompanhadas de perto enquanto crescem, pelos próprios profissionais envolvidos, que receberam orientação profissional sobre como executar a função. Assim é possível acompanhar todos os benefícios que elas poderão oferecer enquanto adultas, tanto em termos de alimentos como na geração da biodiversidade.

Como projeto de longo prazo, as áreas impactadas, bem como seu entorno, seguem sendo monitoradas até que se encontrem em melhores condições, comparativamente ao período anterior ao plantio. Com sua evolução, em alguns anos será possível observar a reversão do desmatamento dessas áreas, ações que estão em linha com a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Estima-se que o plantio de 14.300 árvores tem a capacidade de gerar grande impacto na recuperação do meio ambiente, bem como a futura colaboração com absorção de CO2 e melhora na qualidade do oxigênio, colaborando para a diminuição no aquecimento global, além de evitar erosão do solo, contribuindo ainda para o equilíbrio e manutenção da fauna.

O Prêmio

O Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC homenageia as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 1984, com atuação estadual, que presta apoio e incentivo à formação e desenvolvimento dos dirigentes de Marketing e Vendas do estado por meio de cursos, conferências, premiações e eventos.