No último dia 22 de julho, iniciou-se a distribuição da Cartilha “O que é Patrimônio Cultural?”, material de mais um projeto contemplado pelo Edital n° 002/2020 – “Orleans, Terra da Cultura”, com recursos da Lei Aldir Blanc, no município de Orleans. A cartilha foi elaborada e distribuída pela museóloga, Valdirene Böger Dorigon.

Nesta primeira etapa, foi apresentada e entregue para professores da rede municipal de ensino, da Educação Infantil, no dia 22 e dia 23, para professores do Pré-escolar, Pré 1 e Pré 2. A entrega aconteceu no auditório do Centro Administrativo, da Secretaria de Educação. Ainda, no dia 23, foi entregue e apresentada para os participantes das reuniões das câmaras técnicas de Cultura e Turismo, Educação e Inovação e Conselho, do Programa de Desenvolvimento Local (DEL), as quais aconteceram no Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

No dia 30, foram entregues exemplares aos auxiliares da Educação Infantil, da rede pública municipal de ensino de Orleans e na recepção do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. As entregas do material foram acompanhadas pela diretora de Cultura, Andréa Andrade Alves Debiasi.

A cartilha aborda o tema patrimônio cultural, com exemplos de patrimônio material e imaterial, do município de Orleans e objetiva despertar na comunidade orleanense a necessidade da apropriação, conservação e preservação dos bens culturais. “Além de contribuir para a valorização e divulgação desse patrimônio”, destaca Valdirene.

Ascom/Prefeitura de Orleans