Foi confirmado na manhã desta quarta-feira (20) o primeiro caso positivo para o Covid-19 em Lauro Müller. O caso foi confirmado pelo prefeito Valdir Fontanella em uma transmissão ao vivo nas redes sociais do próprio prefeito. O paciente é motorista, morador de Lauro Müller mas trabalha em uma empresa de Orleans, nem o nome do paciente nem o nome da empresa foram divulgados.

De acordo com a secretaria de saúde, o paciente o exame na segunda-feira (18) e o resultado positivo chegou nesta quarta-feira (20). Ainda segundo a secretaria, o homem e a família estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela vigilância epidemiológica do município.

Durante a transmissão o prefeito Valdir voltou a pedir cautela para a população, segundo prefeito, Lauro Müller era um dos poucos municípios do estado e um dos dois da AMREC, além de Treviso,  que não haviam registrado casos de covid-19. Fontanella destacou a importância de manter o isolamento social, lavar as mãos e usar máscara.

O Prefeito Valdir Fontanella, editou na tarde de terça-feira (17), o decreto 49/2020, com medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da infecção humana pelo coronavírus COVID-19. São 34 artigos dirigidos para orientação de espaços públicos e privados, suspensão de aulas na rede pública municipal, criação do Centro de Triagem, entre outros.

Entre os artigos publicados estão:

– Todas as pessoas que puderem devem ficar em isolamento social, especialmente idosos e pacientes com doenças crônicas;

– Pessoas com sintomas de COVID-19 devem ir ao Centro de Triagem que irá funcionar na Sala de Catequese da Igreja Matriz;

– Eventos com mais de 30 pessoas estão cancelados (art. 6º); Exemplo festas, aniversários, casamentos, etc.;

 – Comércios e locais com circulação de pessoas devem dispor de álcool gel 70% mais informações sobre a higienização das mãos.

– Restaurantes, lanchonetes, bares: além de álcool gel devem disponibilizar local para higiene das mãos e distância de 1,5 metro entre as mesas;

 – Suspensão das reuniões culturais, esportivas, comerciais, religiosas, clubes locais, casas de shows, etc., (art 10). Ex.: boates, missas, cultos, etc.

– Servidores com sintomas devem se dirigir ao Centro de Triagem para avaliação;

– Suspensão dos serviços de atendimento coletivo da Secretaria de Assistência Social (art. 22).

 – Conselho Tutelar e agentes comunitários de saúde vão manter apenas visitas inadiáveis. Demais visitas serão suspensas com atendimento preferencialmente por telefone ou meio digital. (art. 23 e art. 24).

  – Suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino a partir de 19 de março. (art. 25);

 – O aumento injustificado do preço de produtos relacionados ao enfrentamento da doença poderá implicar na cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento. (art. 28 e 29)

 – Fica recomendado a toda a população que o contato com os órgãos públicos seja de forma não presencial e seja feito por telefone, internet, etc.

 – Em caso de dúvidas, a Secretaria de Saúde de Lauro Müller tem linha direta para atendimento pelos telefones (48) 99121-7181 e (48) 99122-8161.

Os casos suspeitos estão sendo atendidos no Centro de Triagem instalado ao lado da Secretaria de Saúde de Lauro Müller desde o dia 18 de março.