Seguem em ritmo acelerado os trabalhos para implantação de rede de saneamento básico no município de Lauro Müller. As obras já estão concentradas na região central da cidade e na próxima semana devem iniciar os trabalhos na Rua Dr. Valdir Cotrin, a principal via da cidade de Lauro Müller. Os trabalhos serão realizados por quadra, sendo instalada uma rede em cada lado da via.

Uma reunião realizada pelo Poder Executivo Municipal, na noite desta terça-feira (22), definiu os detalhes de como será realizada a obra. O encontro aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Lauro Müller, onde estiveram presentes representantes do comércio local e os engenheiros responsáveis pela obra.

Em votação, o grupo definiu por bloquear a Rua Valdir Cotrin por quadras e realizar todo trabalho que for necessário. Neste primeiro momento, o trecho que estará em obras será a parte que compreende as esquinas da Rua João Elpídio de Araújo – Centro Comercial Europa (apenas referência) – até a esquinas da Rua Henrique Lage – Loja Monteiro Elétrica e Hidráulica (apenas referência). Conforme a engenheira Ana Paula Franciscone, da empresa Confer, os trabalhos neste local devem durar por aproximadamente uma semana se tudo transcorrer dentro da normalidade, com tempo bom e condições de solo favoráveis. Para toda a extensão da rua, a empresa responsável tem a expectativa de concluir em 30 dias.

No período em que estiver em obras, o trecho interditado estará recebendo grande movimentação de caminhões, máquinas e homens que estarão trabalhando na implantação da rede. A orientação é para que os moradores e lojistas estejam preparados, pois nenhum carro poderá circular pelo trecho em obras.

Na oportunidade, o prefeito Valdir Fontanella, falou da importância do encontro, pois se aproxima o final de ano e todos sabem que a movimentação nesta época é muito mais intensa e o intuito do Governo Municipal é que tudo seja organizado a fim de que as obras não gerem prejuízos financeiros para os comerciantes locais. “É uma obra de vulto, que merece toda atenção para que tenhamos menos impacto possível. Por isso nos preocupamos e colocamos todos nesta ‘mesa redonda’ para falarmos a mesma língua e definirmos estrategicamente como tudo será realizado”, destacou o prefeito.

Conforme o engenheiro MPB Saneamento, empresa contratada pela Casan para fazer o gerenciamento da obra, Wanderley Gomes, em quatro meses de trabalho depois que esta empresa assumiu o trabalho já foram executados 8,5 mil metros de instalação de rede. “É um número significativo, que mostra que o trabalho tem ganhado ritmo e está bem encaminhado. A região central, até final do ano, deverá estar com toda sua tubulação instalada. Nossa estimativa é de que até fevereiro toda parte de rede seja concluída e iniciaremos a fase de testes junto a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE”, registrou Gomes.

Rua Orleans requer equipamento especial

Na Rua Orleans os trabalhos foram iniciados na última semana, porém a equipe encontrou bastante dificuldade na execução dos trabalhos, por conta de uma laje de rocha. Diante do caso, a empresa irá utilizar um equipamento especial, uma retroescavadeira com rompedor de rochas para realizar o trabalho, que deve ser retomado nos próximos dias.

Ascom/Prefeitura de Lauro Müller