O Governo de Lauro Müller faz campanha para que empresas e profissionais do setor de turismo que atuam no município adiram ao Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A ação vem sendo reforçada pela Secretaria de Turismo nos empreendimentos de turismo nas últimas semanas. O objetivo do cadastro é promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no país.

De acordo com a secretaria, entre os benefícios de se estar cadastrado está o incentivo à participação em programas e projetos do governo federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, entre outros.

Algumas empresas são obrigadas a ter o Cadastur completado, pois é exigência legal para que possam exercer as atividades oferecidas. Entre os empreendimentos que precisar estar quites com o cadastro estão os acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de evento, parques temáticos e transportadoras Turísticas.

A inscrição é gratuita, feita pela internet e com a implantação do Cadastur 3.0, sem a necessidade de enviar documentos em papel. Para efetuar o cadastro basta seguir os passos:

· Acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br;

· Criar um “novo usuário” caso ainda não tenha; após isso, o empreendedor receberá no e-mail cadastrado a senha para acessar o sistema;

· Preencher todos os campos solicitados do formulário eletrônico;

· Aceitar o Termo de Responsabilidade;

· Anexar a documentação obrigatória – documentos como foto padrão 3×4 recente e cópia do certificado de conclusão de curso técnico de formação profissional de guia de turismo com carga horária mínima conforme estabelecido no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos são comuns para todos os casos.

Mais informações pode ser conseguidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone (48) 3464-3430, pelo e-mail [email protected] e pelo aplicativo WhatsApp (48) 98840-1125. A secretaria funciona no Museu Ferroviário, no bordo da SC-390, bairro Bela Vista.

Muriel Ricardo Albonico/Ascom – Município de Lauro Müller