“Aqueça seu coração nesse inverno. Doe Sangue”. Com essa frase, neste mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, é considerado o Junho Vermelho visando o incentivo às doações.

Segundo o Coordenador da Divisão técnica do Hemosc de Criciúma, sul de Santa Catarina, Rafael Luiz da Silva, a Campanha incentiva às doações, junto ao dia Mundial celebrado 14 de junho, com estimulo durante todo o mês, tendo em vista a queda de temperatura neste período, o que também provoca queda nas doações.

Ainda conforme o coordenador, doar é um gesto altruísta, que possui uma grande importância, “não é um ato remunerado, depende de doações voluntarias”, detalha o coordenador que ainda resumidamente informa que em vários processos o sangue humano é utilizado para muitos procedimentos médicos. “Como cirurgias de grandes e médio portes, cardíacas, ortopédicos, até mesmo obstétricas, tanto para conter sangramento, ou segurança caso ocorra sangramento na cirurgia. Além de ser utilizado em tratamento para uma infinidade de doenças genéticas, onde pessoas precisam de transfusões regulares. Ainda, em tipos variados de câncer que atinge produção de células sanguíneas e também para a distribuição” complementa.

No momento, conforme o coordenador, a necessidade maior é de incrementar tipagem O- que está em nível próximo ao crítico e O+ que está em nível reduzido. No geral, os tipos O e A tanto – e + são os mais utilizados. “São os mais presentes geneticamente na população, nossa necessidade é diária”, detalha.

Critérios básicos para ser doador

-Requisitos de idade, entre 16 a 69 anos
-Pesar pelo menos 50 kg descontando as vestimentas
-Portar documento com foto
-Estar num estado geral de saúde bom “É necessário que o doador não esteja apresentando algum tipo de infecção, resfriado, sem sintomas gripais por pelo menos 7 dias e outros”, detalha o coordenador que ainda orienta o acesso ao site do Hemosc para sanar dúvidas onde há uma assistente virtual, ou com os próprios colaboradores que realizam avaliações.

Em resumo, os estágios são: Cadastro- Pré-triagem- Triagem Clínica, Doação e Nutrição.  “Ainda nesses processos, é preenchido um questionário padronizado de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde. Se na triagem clínica todos os critérios estiverem de acordo coma a legislação, é feito o processo de doação. A coleta de sangue dura aproximadamente 6 a 7 minutos, onde são coletados 450 ML e tubos com amostras para fazer a qualificação do sangue”, conclui.

Desconto na UB aos dadores
Durante o mês de junho, os doadores que aderirem proteção Veicular na UB terão desconto de 30% na primeira mensalidade. Para adesão, bata está portanto a carteirinha ou ticket que recebe após a doação.

Visite nosso site e saiba mais. www.universalbeneficios.com

Texto: Comunicação UB – Universal Benefícios