Os 14 jovens da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Müller, viajarão para o Rio de Janeiro na próxima quinta-feira dia 25. Eles participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terá a presença do Papa Francisco, em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o pontificado.

Da paróquia Imaculado Coração de Maria irão representantes do Grupo de Oração Jovem Face de Cristo, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Juventude e Movimento de Cursilho de Cristandade. Os peregrinos de Lauro Müller ficarão hospedados em alojamentos e casas de famílias que estão sendo organizados na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no bairro Riachuelo, na região do Méier no Rio de Janeiro.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento muito importante, pois mexe com o coração das pessoas, principalmente pelos momentos que a juventude terá com o Papa. Da Diocese de Criciúma cerca de 600 jovens estarão representando a região na JMJ. O retorno dos jovens lauromülenses está programado paro o próximo dia 31.

Para a auxiliar administrativa, Morgana Elias, do distrito do Guatá, participar da jornada é poder ter experiências e compartilhar a mesma fé com jovens de todo o mundo. “Saber que tem mais gente que vive e compartilha o mesmo Cristo é gritar pro mundo que sou jovem católica que tenho orgulho disso e sou muito feliz por ser católica. Além de ser um grande intercâmbio, troca de experiências conhecer novas culturas a jornada é um presente de Deus pra nós jovens católicos”, declara Morgana.

O estudante Gustavo Fabro, do bairro Cairú, espera trocar experiências com jovens de diversos países. “Povos com línguas e culturas diferentes, porém todos unidos pela Fé Católica é o que eu espero encontrar lá”, destaca Fabro.

Para o coordenador paroquial da Pastoral da Juventude, Ednaldo Acordi Fontanela, a  JMJ serve para comprovar ainda mais que os jovens não estão sozinhos na luta por um mundo melhor. “Eu digo que a JMJ é uma oportunidade mais do que ideal para nos revigorarmos na fé, esperança, amor e ao final desse encontro poder usar essa recarga pelo resto de nossas vidas”, conta Ednaldo.

Valdemiro Pignatel, morador do bairro Sumaré está ansiosos “A JMJ é um grande momento, pois irei trocar experiências de oração e fé com outros jovens de diversos lugares. Não poderemos compreender todas as línguas pelo fato de serem de diversas nacionalidades, porém, comungaremos o mesmo Cristo e ter a oportunidade de estar participando da Santa Missa com o Papa Francisco que nos fortalece através da Eucaristia, que para mim é o momento principal da JMJ”, pontua Valdemiro.

O coordenador do Grupo de Oração Jovem Face de Cristo, João Batista Fontanela, demonstra grande alegria de poder participar desse grande evento. “Celebrando a fé em Jesus com milhões de jovens de diversos países, e com aquele que guia a igreja em todo o mundo o Papa Francisco. Estar lá em oração na presença do espírito santo com certeza não tem explicação, um encontro maravilhoso para todos nós católicos”, declara Fontanela.

Para o jovem Janerson Paulo da Rosa, morador do Quilometro um, não existe explicação para a mistura de sentimentos. “A cada minuto que se aproxima da viagem maior são as expectativas, pois sei que cada vez esta mais perto de me reunir com milhões de jovens que vão estar juntos por um único motivo: fé em nosso senhor Jesus Cristo. Que venha logo, pois sei que vou adquirir novos conhecimentos com tudo isso, comemora Janerson.

O vice-coordenador da Pastoral da Comunicação, Juliano Altino de Jesus, destaca que participar da JMJ no Brasil será um momento inesquecível e único. “Com toda certeza marcará a minha vida. Além de uma grande emoção, é também uma missão estar junto com os jovens. A maior experiência que vamos viver é o espírito renovado e o amor cada vez maior pela Igreja. Toda esta mobilização é um sinal vivo de que os jovens participam da vida da Igreja e querem viver de um modo diferente”, relata Juliano.

 Desde a sua criação as jornadas possuem eventos em comum. Em todas as edições há a via sacra, que neste ano será em Copacabana, a vigília, que será no sábado no Campus Fidei, com o grande momento sendo esperado para a missa de encerramento celebrada pelo Papa Francisco, que deve reunir em torno de dois milhões de pessoas e o anuncio do país que sediará a próxima edição do evento.

Conheça um pouco da História da Jornada Mundial da Juventude

Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.

Veja onde e quando aconteceram a primeira JMJ e as edições em nível internacional:

1986

A primeira Jornada Mundial da Juventude, realizada em Roma em 1986, teve como lema “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”(1Pd 3, 15). A celebração aconteceu em âmbito diocesano.

1987

A JMJ seguinte, em 1987, o primeiro dos encontros fora de Roma ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, com o lema “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele.” (1 Jo 4, 16). Na ocasião, um milhão de pessoas participaram do evento.

1989

A quarta Jornada Mundial da Juventude se deu em 1989, em Santiago de Compostela,na Espanha, com o lema: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”(Jo 14,6).

1991

Em 1991, foi a vez da Polônia, terra natal de João Paulo II. Foi a primeira reunião dele com milhares de jovens em um país do Leste Europeu. A 6ª JMJ aconteceu em Czestochowa, com o lema “Vocês receberam o Espírito que os adota como filhos” (Rm 8,15).

1993

A 8ª JMJ foi realizada em Denver, nos Estados Unidos, em 1993, sob o lema “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10,10).

1995

A maior jornada realizada até hoje, em número de participantes, cerca de quatro milhões, aconteceu em Manila, nas Filipinas em 1995, com o lema “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio”(Jo 20,21).

1997

Paris, na França, recebeu a 12ª Jornada Mundial da Juventude em 1997 com o lema “Mestre, onde moras? Vinde e vereis” (Jo 1,38-39).

2000

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14) foi o lema da grande Jornada de 2000, o ano do Jubileu da Juventude. A 15ª JMJ aconteceu em Roma, na Itália e reuniu quase três milhões de jovens.

2002

A 17ª Jornada Mundial da Juventude, em 2002, foi realizada em Toronto, no Canadá, com o lema “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14). Foi a última Jornada com a presença do Papa João Paulo II.

2005

No ano de 2005 a juventude acolheu de braços abertos a primeira jornada conduzida pelo Papa Bento XVI, realizada em sua terra natal, a Alemanha. Colônia foi a cidade sede da 20ª JMJ que teve como lema “Viemos adorá-lo” (Mt 2, 2) e recebeu aproximadamente um milhão e meio de peregrinos.

2008

“Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (Atos 1, 8) foi o lema da JMJ da Austrália, em 2008. Na cidade de Sydney milhares de jovens cruzaram os continentes para participar da 23ª terceira edição da Jornada.

Paris, na França, recebeu a 12ª Jornada Mundial da Juventude em 1997 com o lema “Mestre, onde moras? Vinde e vereis” (Jo 1,38-39).

2011

Em agosto de 2011 cerca de dois milhões de jovens se reuniram para a 26ª Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madri, na Espanha, com o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Cl 2, 7).

2013

E nesse ano de 2013 o Brasil teve a honra de ser sede desse maravilhoso evento que será na Cidade do Rio de Janeiro, tendo como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

Texto/foto: Colaboração Juliano Altino de Jesus

encerramento-324-IMG_9679