Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão) inibe o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo tempo firme com presença de sol e poucas variações nuvens em todas as regiões do estado catarinense. Um dia típico de verão com calor acentuado ao longo do dia, onde as temperaturas ficam acima dos 30ºC. Temperaturas amenas durante o amanhecer, oscilando entre 15 a 19ºC na maioria dos municípios de SC.

Nos setores do Extremo Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte os termômetros sobem mais ainda, com máximas entre 32 a 35ºC. Períodos de muitas nuvens ocorrem em momento do dia. O ar frio e úmido resfriado nas primeiras camadas as atmosfera, possibilita a formação de neblina (nevoeiros) em alguns pontos mal distribuídos, entre a madrugada e nas primeiras horas da manha entre o Oeste ao Planalto Serrano, Litoral Norte, Vale do Itajaí e pé da Serra. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com velocidade média de 10 km/h e rajadas ocasionais de 30 km/h.

Domingo (23/09):

O calor aumenta em todas as regiões. O ar quente e úmido que cobre boa parte do estado catarinense, favorece tempo firme com predomínio de sol, muito calor e poucas nuvens em todas as regiões. Aumento de nuvens no decorrer da tarde e noite com pancadas de chuva acompanhadas de raios de maneira rápida e mal distribuída devido a forte convecção em superfície e a aproximação de um cavado sobre o RS (baixa pressão atmosférica). Risco de temporal isolado ao longo de SC. Temperatura alta durante os turnos da manha e tarde, com máximas podendo atingir o patamar dos 35 a 38ºC no Litoral Sul e algumas áreas do Extremo Oeste. Nos demais setores catarinenses temperaturas acima dos 30ºC.

Segunda-feira (24/09):

Tempo firme com presença de sol, calor, alternando com períodos de maior nebulosidade (sol entre nuvens) durante o turno da manha na maior parte do estado catarinense. O calor e a umidade concentrada nas primeiras camadas da atmosfera (calor pré-frontal), são os ingredientes necessários para a convecção (nuvens de tempestades), favorecendo pancadas de chuva com trovoadas entre o final da tarde e noite em todas as regiões. Uma frente fria sobre o RS potencializa os índices de instabilidades sobre o estado catarinense, favorecendo o risco de temporais com granizo isolado. Temperatura alta, com máximas podendo atingir o patamar dos 32 a 35ºC no Litoral Sul e algumas áreas do Extremo Oeste incluindo o Vale do Itajaí. Nos demais setores catarinenses temperaturas acima dos 30ºC.

Terça-feira (25/09):

O ar quente e úmido que predomina ao longo da região Sul do Brasil, favorece o predomínio do sol pela manha alterando com momentos de maior nebulosidade (sol entre nuvens) na parte das cidades catarinense. Sensação de abafamento pela manha. O forte aquecimento diurno aliado ao alto grau de umidade relativa do ar, são os principais fatores necessários para a convecção (nuvens de tempestades), promovendo pancadas de chuva com trovoadas entre o final da manha e ao longo da tarde e noite em todas as regiões. Um sistema de baixa pressão (cavado – região alongada de baixa pressão) sobre o RS, organiza muitas áreas de instabilidades sobre o estado catarinense, favorecendo o risco de temporais com granizo isolado e ventania. Temperatura alta, com máximas podendo atingir o patamar dos 32 a 35ºC no Extremo Oeste, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Nos demais setores catarinenses temperaturas entre 23 a 24ºC devido a chuva e a maior cobertura de nuvens.