O inverno que começa nesta sexta-feira, em Santa Catarina, vai merecer o título de estação mais fria do ano. De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, os termômetros devem marcar temperaturas negativas já no sábado, com -1ºC em Lages, na Serra, e 7ºC em Blumenau, no Vale do Itajaí. Há, inclusive, a possibilidade da chegada do inverno ser coroada com neve na Serra no domingo.

A meteorologia aponta para características típicas da estação nos próximos três meses no Estado. Isso porque não há a influência dos fenômenos como El Niño e La Niña, como ocorreu nos últimos dois anos. Neste ano, então, o cenário deverá ser de temperaturas baixas de tempo predominantemente seco.

Os índices pluviométricos no inverno em SC deverão ficar entre 115 e 180 milímetros nas regiões Oeste e Meio-Oeste, e entre 80 e 130 milímetros do Planalto ao Litoral, o que está dentro da média para o período. O litoral é a região onde menos chove nesta época. O meteorologista Martins explica que serão comuns intervalos de até 15 dias entre uma chuva e outra em todas as regiões, em função das massas de ar polar que dificultam a chegada dessas frentes.

Por isso, o mais frequente na estação serão dias ensolarados e de frio. Em Florianópolis, a média mínima para estação é de 13ºC, enquanto na Serra, a média mínima do inverno beira os 5,7ºC. Mesmo assim, não se descartam os dias de maior umidade, que aumentam as chances de neve em cidades da Serra.

Indicativo de neve para domingo

De acordo com o meteorologista Martins, há um indicativo de neve para o próximo domingo na região serrana, o que deve ser confirmado entre esta sexta-feira e sábado. A geada no sábado, no entanto, na serra e em outras regiões do Estado já desponta nas análises meteorológicas.

— Como a temperatura declina e há mais sensação de frio até no litoral, deve ter geada até em regiões fora da Serra, como na Grande Florianópolis — expõe Martins.

Previsão para os próximos dias

Nesta sexta-feira, o tempo em Florianópolis ainda é chuvoso, com termômetros marcando entre 16ºC e 20ºC. Mas no sábado e no domingo, o céu abre e a mínima cai para 14ºC. Urupema, na Serra, segue a mesma tendência e as temperaturas no domingo variam entre -1ºC e 11ºC. O frio chega também no Oeste, onde as mínimas no sábado beiram os 7ºC, em São Miguel do Oeste e em 6ºC em Chapecó.

Fonte: Epagri/Ciram