O Hemosc de Criciúma está em Araranguá nesta quarta-feira e estará presente na cidade das avenidas nesta quinta-feira para realização de coleta externa. A estrutura do hemocentro de Criciúma se concentra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, do bairro Cidade Alta. Conforme a assistente social do Hemosc, Simone Nandi, são distribuídos 100 senhas por dia. “Com a coleta externa vamos ao encontro da população, que por diversos motivos acaba não frequentando a instituição. Contamos e precisamos da ajuda de todos, pois é um gesto nobre, mas que faz toda diferença na vida daquele que necessita de sangue”, frisa.

Os profissionais atendem no local, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas. Segundo Simoni, periodicamente, o hemocentro realiza captações externas em cidades distintas. “Além destas captações, os doadores podem vir de segunda-feira a sexta-feira ao hemocentro na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara”, lembra.

Para ser um doar, o voluntário deve comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais do que 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação durante a vida. Dos 16 aos 17 anos ele deve ir acompanhado de um responsável. O Hemosc fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. Mais informações pelo telefone (48) 3433-6611.

Douglas Saviato/Assessoria Voluntária
Foto: Renan Medeiros