O Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) está com os estoques abaixo do adequado para os tipos sanguíneos: A+, A-, O+ e O-. Conforme informações do centro, houve uma queda acentuada desde o início da pandemia nas doações de sangue e, que ainda não voltaram ao normal.

Para manter o estoque adequado, são necessárias pelo menos 450 bolsas de sangue coletadas por dia. Em relação à vacinação, o Hemosc alerta que, pessoas que tomaram a vacina da CoronaVac, podem doar sangue após 48h da aplicação, já as demais vacinas (AstraZeneca, Pfizer e Janssen) devem aguardar até o oitavo dia para realizar a doação.

Os interessados em acompanhar como está o banco de sangue podem acessar o site do Hemosc aqui. Pela internet, os doadores também podem agendar um horário para fazer a coleta de forma rápida.O que é preciso para doar sangue:

1) Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem comparecer aos hemocentros com o responsável, para a assinatura do termo de consentimento;

2) Comparecer ao hemocentro com documento oficial com foto (a foto deve ser recente para confirmar a identificação);

3) Realizar uma refeição leve nas últimas quatro horas;

4) Estar com saúde em bom estado;

5) Estar sem sintomas gripais ou febre;

6) Não pode ter tido contato nos últimos 14 dias com paciente suspeito ou confirmado de Covid-19.