W3.CSS

Você sabia que apenas uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas? Para dar ainda mais apoio ao gesto de solidariedade, Gravatal realiza dos dias 22 a 26 de maio, a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue.

Durante os cinco dias, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará transporte para os doadores irem até o Hemosc. Para facilitar o processo, o atendimento será realizado com agendamento prévio que deverá ser feito na sede da Secretaria, que está localizada na Rua Engenheiro Annes Gualberto, número 297, no bairro Centro.

A campanha ainda conta com o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue, lembrado na próxima terça-feira, dia 23 de maio. Aos doadores regulares, conforme lei instituída em 2022, fica assegurado o benefício do pagamento de meia-entrada, em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer, mantidos ou que tenham parceria da administração pública de Gravatal.

“Doar sangue é um ato de amor ao próximo. É rápido, indolor e pode salvar muitas vidas. Nós, enquanto gestores, buscamos incentivar os nossos moradores para que juntos possamos levar ainda mais saúde”, afirma o prefeito Clei Rodrigues.

Critérios básicos de doação

– Esteja alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;

– Não ter ingerido bebidas alcoólicas e nem uso de maconha nas últimas 12 horas;

– Não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico; não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias;

– Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

– Ter idade entre 18 e 69 anos;

– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 6 meses. – Não ter diabetes;

– Não estar grávida, nem com suspeita de gestação e não estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.

 

Por Daiane Fernandes – Jornalista

Comunicação/PMG