W3.CSS

Gravatal está entre os nove municípios da Amurel que está liberado para instalar a infraestrutura 5G, quinta geração de internet móvel, a partir de segunda-feira, 31 de julho. O anúncio foi feito nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 

No Município, toda a documentação, como também a aprovação através de lei, estão prontas e aptas desde 2021. Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato: a instalação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.

 

“Quando recebemos a comunicação da Anatel, lá em 2021, com a possibilidade de ter a infraestrutura 5G, nos adequamos, realizamos todos os trâmites e conseguimos a aprovação. Saímos na frente para ter total garantia que Gravatal fosse contemplada”, analisa o secretário Municipal de Administração, Marcelo Daufenback Pompeo.

 

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. “Quanto mais tecnologia trouxermos para Gravatal, mas a cidade sai ganhando. É qualidade para os moradores e também para os nossos visitantes”, fala o prefeito Clei Rodrigues.

 

Por Daiane Fernandes – Jornalista

Comunicação Social/PMG