W3.CSS

Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, o prefeito Clei Rodrigues esteve reunido com a Comissão Municipal de Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Na ocasião foi apresentado Relatório de Ações 2021/2022 com a descrição de projetos, ações e avaliações realizadas desde a adesão do Município de Gravatal ao compromisso com o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2021 e 2022.

 

Em 2021, após a instituição da Comissão, houve a institucionalização dos ODS visando alinhamento com as Secretarias Municipais, apresentação dos ODS e indicadores ao Legislativo, divulgação de informativo ODS na Prática na ação Comunidade Cidadã, ação Mudas Solidárias e MudáAlimento, conscientização na Campanha contra Dengue e ao Mosquito Borrachudo, palestras, parcerias, participação em acordos e eventos regionais para apresentação de cases, desenvolvimento do Projeto Hortas Pedagógicas nas escolas, Semana do Meio Ambiente, a inauguração da Sala do Empreendedor e a adesão ao Programa Cidade Empreendedora em 2022. Este ano, o foco será no ODS 4 que visa uma Educação de Qualidade, conforme avaliação da Comissão levada ao Chefe do Executivo.

 

Nesta data, será enviada a comunicação de progresso para a ONU e como signatários uma Declaração de Apoio com a intenção de dar continuidade à adesão. “Em dois anos iniciamos a implementação com poucas referências, mas conseguimos desenvolver projetos e ações que levaram esta agenda global com foco na sustentabilidade para ações práticas a nível local. Nos tornamos referência por sermos pioneiros na região neste sentido. Melhoramos nossos indicadores. Viemos monitorando ano a ano. Agora, nosso propósito é continuar o trabalho, ampliar o engajamento, mobilizar e impactar mais pessoas” disse a presidente da Comissão dos ODS, Potira Souto.

 

Confira os relatórios em gravatal.sc.gov.br

 

Comunicação Social/PMG