O Governo de Lauro Müller lança, nesta semana, o projeto “Corrente do Bem”, ação que vai interagir à distância com pessoas da Melhor Idade que estão isolamento social. A ação é organizada pela Secretaria de Assistência Social e pela coordenação dos Grupos de Idosos Vida e Alegria, em parceria com a Comissão Municipal de Esportes (CME).

De acordo com a secretaria, a ação trata-se de um elemento estruturante para a melhoria da saúde mental e bem-estar emocional das pessoas da Melhor Idade. A Escuta Solidária quer compreender o idoso na singularidade, no contexto próprio da história de vida, sentimentos e necessidades, levando conforto durante o distanciamento social.

Profissionais estão entrando em contato, por telefone, fazendo visitas em domicílio dos idosos cadastrados e vendo como estão enfrentando o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. As atividades físicas são gravadas e distribuídas online em vídeos explicativos, com detalhamento passo a passo, produzidos por dois professores de Educação Física que já trabalham com os idosos. Serão gravados, também, vídeos com receitas culinárias. Eles são locados pela parceria com a CME. As pessoas da Melhor Idade terão acesso à atividades físicas, atenção social e contato externo, feitos por meio de mídias digitas.

Segundo os organizadores, o distanciamento social afeta a rotina das pessoas e compromete a vitalidade daqueles idosos mais ativos. Aqui entra a importância de manter bons hábitos, como dormir, se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas. Os exercícios físicos são benéficos na luta contra o coronavírus, pois ajudam nas funções imunológicas, reduzem a inflamação e auxiliam as funções mentais e emocionais.

Dentro das ações, o projeto também vai identificar possíveis casos de depressão, violência doméstica ou abusos contra os idosos e encaminhar para a rede de atendimento social e de saúde pública. Além disso, o objetivo é orientar os idosos a movimentar-se e realizar prática de vida saudável estando em casa, dando atenção e aliviando a rotina tediosa devido ao confinamento.

A ação também fará visitas e acompanhamentos para idosos que não fazem parte dos Grupos Vida e Alegria. Para isso, basta ligar para 3464-4780.

Ascom/Prefeitura de Lauro Müller