Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A aproximação de uma frente fria traz chance de chuva acompanhada de raios e eventual queda de granizo nesta quinta-feira (28) em Santa Catarina. Além disso, estado tem alerta para baixas temperaturas a partir de sexta.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o sol deve predominar ao longo do dia, mas prevê a chance de temporais durante a noite de quinta e a manhã da sexta-feira (29) iniciando pelo Oeste e se “espalhando” para as demais regiões.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o amanhecer desta quinta contará com temperaturas entre 7°C e 17°C. Porém, os termômetros podem atingir mais de 30°C ao longo da tarde.

Além disso, o órgão classifica o risco de ocorrências em decorrência dos temporais ao longo da quinta e sexta como “moderado” para grande parte do Estado.

Defesa Civil alerta para temporais a partir da noite da quinta-feira – Foto: DCSC/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para temporais a partir da noite da quinta-feira – Foto: DCSC/Divulgação/ND

A passagem da frente fria provoca ventos do quadrante Sul, com rajadas entre 50 km/h e 65 km/h a partir da noite de quinta-feira (28), que pode provocar ondas entre dois e três metros do Litoral Sul até a Grande Florianópolis. A situação deve seguir até as 12h do sábado (30).

A chegada da massa de ar frio provoca queda das temperaturas desde as primeiras horas da sexta-feira (29), iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e avançando em direção ao restante do Estado.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as menores temperaturas devem acontecer durante a manhã, especialmente nas áreas mais elevadas, onde a amplitude térmica será baixa.

Dessa forma, o risco é moderado para ocorrências devido a queda de temperaturas como, por exemplo, hipotermia e agravamento de doenças do sistema respiratório.

Defesa Civil alerta para queda de temperaturas ao longo da sexta-feira – Foto: DCSC/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para queda de temperaturas ao longo da sexta-feira – Foto: DCSC/Divulgação/ND

Por conta disso, o órgão orienta atenção com a população mais vulnerável, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. Assim como se agasalhar e beber água.

“A massa de ar fria, de intensidade moderada, deve proporcionar tempo bom com sol e poucas nuvens para o sábado e domingo. Porém, segue a chance de geada para o Oeste até a Serra”, complementa o meteorologista Piter Scheuer.

  • Litoral Norte: 14°C/28°C;
  • Planalto Norte: 10°C/25°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 15°C/26°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 12°C/26°C;
  • Vale do Itajaí: 11°C/27°C;
  • Litoral Sul: 15°C/30°C;
  • Planalto Sul: 9°C/21°C;
  • Meio-Oeste: 10°C/25°C;
  • Oeste: 10°C/26°C;
  • Extremo-Oeste: 14°C/30°C.