A 10ª edição da Feagro Vale, em Braço do Norte, abre oficialmente hoje à noite, às 19 horas, no Parque de Exposições Huberto Oenning. E a feira começa em grande estilo, com o leilão dos animais.

O governador Raimundo Colombo confirmou a participação na abertura e também no evento de lances, cuja transmissão, neste ano, será feita pelo Novo Canal.

Segundo o Jornal Notisul, cerca de 60 animais serão colocados à venda. No ano passado, o evento arrecadou aproximadamente R$ 640 mil. A previsão é que agora o valor seja ainda mais expressivo, enaltece o presidente da Feagro, Adir Engel.

“A disputa deverá ser acirrada. Há um grande número de compradores já cadastrados”, revela. A exposição de gado é o grande foco desta edição. Ao todo, 560 vacas serão apresentadas. Deste total, a maioria – 480 – é da raça jersey.

O restante (80) é holandesa. Com este número, a Feagro reforça a fama de maior exposição de gado do mundo, título antes atribuído para a exposição de Madison, nos Estados Unidos.

Além de expor o que há de melhor em termos de genética de gado leiteiro e corte, a feira terá ainda uma série de seminários, cuja expectativa é de grande participação.

Hoje e amanhã, o assunto abordado será a bovinocultura de leite. Também amanhã, é a vez da fumicultura dominar o debate. No sábado, a piscicultura e a suinocultura serão os temas centrais.

Exposição da agroindústria, cavalos crioulos, ovinos, caprinos, galináceos, aves e suínos, além do almoço de incentivo ao consumo de carne suína, no domingo, completam a programação da Feagro.