A abertura oficial da Feagro Vale, em Braço do Norte, amanhã, às 19 horas, reserva também o começo da exposição do gado leiteiro, uma atividade que começa a ganhar espaço cada vez maior na microrregião.

As estrelas que desfilarão na passarela da feira começaram a chegar ontem no Parque de Exposições Huberto Oenning. Todos os animais, antes de entrar no parque, foram inspecionados pelos técnicos da gerência da Cidasc em Tubarão.

Ao todo, 560 vacas estarão em exposição. Deste total, a maioria – 480 – é da raça jersey. O restante (80) é holandesa. Com este número, a Feagro reforça a fama de maior exposição de gado do mundo, título antes atribuído para a exposição de Madison, nos Estados Unidos.

O julgamento das vacas, novilhas e bezerras inicia nesta sexta-feira pela manhã. As campeãs serão conhecidas no sábado. A 10ª edição da Feagro Vale segue até domingo, com expositores da agroindústria, cavalos crioulos, ovinos, caprinos, galináceos, aves e suínos.

A expectativa também para o leilão de Jersey, amanhã à noite, também é grande. Cerca de 60 animais serão colocados à venda. No ano passado, o evento arrecadou aproximadamente R$ 640 mil. A previsão é que agora o valor seja ainda mais expressivo. Tudo será transmitido pelo Novo Canal.

Os seminários leiteiro, da fumicultura e de pescado também são promessas de grande público, assim como o já tradicional almoço de incentivo ao consumo de carne suína, no domingo.