Nesta semana, entre os dias 6 e 9 de junho, tem início um dos mais importantes eventos na área do agronegócio da região, a Feagro Vale, que ocorre no parque de Exposição, em Braço Norte. A feira completa 10 anos e promete superar este ano a todos os eventos anteriores em Braço do Norte, conforme Adir Engel, presidente da comissão organizadora.

A mostra vai expor animais leiteiros das raças jersey, holandesa preta e branca, cavalos crioulos, gado de corte, ovinos – carneiros, caprinos, cabras – e também suínos, além de aves e galináceos. A expectativa é de que os números do ano passado sejam superados, quando estiveram expostos 450 animais puros de origem. No que diz respeito ao movimento econômico, entre comercialização de animais e produtos para lácteos e frigoríficos, a feira deve chegar a R$ 20 milhões em movimentação financeira, segundo Adir Engel.

Nestes últimos dias que antecedem a mostra, o Parque de Exposição Huberto Oening já está em preparação final para receber a Feagro Vale 2013, que terá julgamentos, leilões dos animais expostos e comercialização.

Vários eventos paralelos ocorrem durante os quatro dias da feira. Haverá Seminário do Gado Leiteiro, Seminário Futuro do Agronegócio, Encontro da Câmara Setorial de Aves e Suínos, Seminário Regional de Piscicultura e leilões, além de outros eventos.

O acesso ao parque é gratuito e uma infraestrutura está montada para receber visitantes que vêm não apenas de Santa Catarina, mas principalmente de Estados do centro do Brasil, que têm adquirido matrizes leiteiras para melhorar seus rebanhos.