As obras da nova ponte de Cabeçudas – que vai se chamar ponte Anita Garibaldi -, em Laguna, estão andando conforme o esperado. A ordem de serviço foi entregue em maio do ano passado e hoje a obra, que é dividida em dois lotes – a parte terrestre e a parte aquática, as obras dentro da lagoa -, já foi iniciada.
Hoje, o consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase já tem uma balsa grande em funcionamento no local. São as balsas que farão, durante toda, obra, o transporte de mão de obra e materiais. No momento mais intenso dos trabalhos, conforme a assessoria de imprensa do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a previsão é que 35 balsas estejam em funcionamento no local.
Nas próximas semanas, mais desses equipamentos devem chegar e entrar em funcionamento, para dar andamento às obras da parte aquática. Conforme a assessoria, as obras da cabeceira Norte da ponte estão bem adiantadas. A previsão para a conclusão da ponte é de dois anos e meio e a obra está orçada em R$ 597 milhões.
A segunda obra de arte mais importante da duplicação da BR-101 Sul é o túnel de transposição do Morro do Formigão, em Tubarão, que teve início no último dia 14. As primeiras ações do consórcio JDantas/Novatecna consistem na abertura da via de serviço entre o canteiro de obras e a frente de trabalho do emboque Sul do túnel, com a retirada da vegetação rasteira, rochas e a camada de solo de baixa resistência.