O Brasil tem a maior taxa de evasão escolar no ensino médio entre os países do Mercosul, conforme dados de 2011 do IBGE. No país, 9,6% dos estudantes neste ciclo abandonam a escola. E Santa Catarina acompanha o mesmo índice, com uma taxa de 9,06% registrada no ano passado, segundo a secretaria estadual de educação.

O desinteresse dos estudantes é apontado como um dos principais motivos, e o desafio dos educadores é criar uma grade curricular atraente. Tanto, que o Ministério da Educação (MEC) planeja uma nova proposta.

O assunto ganhará repercussão nacional em Santa Catarina, que sediará um dos maiores eventos do Brasil em educação. A 9ª edição do Congresso Educasul, cujo tema central será ‘‘Ensino médio em foco: interfaces da educação integral e profissional”, ocorrerá entre os dias 8 e 10 de agosto, em Florianópolis.

Segundo o Jornal Notisul desde a sua primeira edição, o congresso, promovido pela Capacitar Eventos, reuniu mais de 15 mil profissionais da área. A expectativa para este ano é atingir um público de dois mil educadores.

Simultaneamente, temas ligados exclusivamente à educação infantil serão debatidos, assim como a capacitação para o mercado de trabalho.

O evento é gratuito. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas exclusivamente no site: www.educasul.com.br.