A Espanha é a grande seleção do começo do século 21. Venceu duas Eurocopas (2008 e 2010). Ganhou uma Copa do Mundo (2010). Os uruguaios dizem que a sua seleção é velha. Afirmam que a força, a tenacidade, a vontade de vencer, características naturais nos jogadores da Celeste, não estão mais intactas depois da grande performance no Mundial de 2010 e no título da Copa América em 2011.

Os espanhóis têm o time mais pronto e equilibrado do torneio. Exibem a mesma base que venceu na África do Sul. Contam com Xavi e Iniesta. Se perderam Xabi Alonso por lesão, têm alguém ainda mais qualificado, o polivalente Javi Martinez, jovem meia defensivo de R$ 100 milhões do Bayern Munique campeão de tudo.

No lado uruguaio, não existe juventude suficiente para empurrar os veteranos, ricos, talvez um pouco cansados, que insistem em defender a equipe. O zagueiros Scotti tem 37 anos, Forlán fez 34 em maio, o capitão Lugano roça os 33. Nenhum dos três brilha nos últimos tempos.

Para completar, a Celeste está com água pelo pescoço nas Eliminatórias do Mundial. Com 16 pontos, navega na zona da repescagem. Poderá decidir o futuro imediato com a rival Argentina, quase classificada, em outubro.

E como no futebol nada é perfeito e o torcedor – em qualquer idioma – se comporta como um eterno descontente, a torcida espanhola reclama por não conseguir ver um número 9 do tamanho das recentes glórias do futebol do país. Não está feliz com Torres, do Chelsea, Villa, do Barcelona, e Soldado, do Valencia.

Nos campos abaixo do Chuí, não existe um uruguaio vivo que não lembre do Maracanazo de 1950 e não queira repetir a façanha. Suárez e Cavani, os homens-gol mais cobiçados da janela de transferência do mercado europeu, podem ter os gols para recolocar o Uruguai de novo nos eixos.

Por fora, a parede externa da Arena Pernambuco se confunde com o piso da praça ao redor. Por dentro, às 19h deste domingo, pelo menos 40 mil pessoas assistirão a Espanha e Uruguai. Duas equipes copeiras, que têm chegado em competições e revelado ao mundo os melhores craques do planeta futebol. Será um grande jogo.