Fotos: Carlos Taranto Filho
Fotos: Carlos Taranto Filho

O sonho de 40 famílias criciumenses foi realizado na noite desta quarta-feira (21), quando receberam das mãos do prefeito Márcio Búrigo as escrituras dos imóveis onde residem. Os terrenos onde estão construídas as casas dessas pessoas são originalmente da Prefeitura, mas, de acordo com a Lei 6.480, de autoria do Poder Executivo Municipal, aprovada em setembro de 2014, e que recebeu o nome de “Programa Meu Sonho de Papel Passado”, é possível fazer essa transferência aos moradores, visando o benefício da propriedade às famílias de baixa renda. O evento desta noite foi realizado na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

“O objetivo desse programa que nós criamos é resgatar a cidadania das pessoas. Elas precisam seguir critérios como ser de baixa renda, usar o imóvel para moradia, não possuir outro imóvel. Alguns dos moradores que recebem essas escrituras já moram no local há décadas, o que estamos fazendo é dar a eles a segurança jurídica de que o imóvel é realmente deles”, destaca o prefeito. “Ainda em 2014 nós fizemos a entrega de 56 escrituras e nesse ano já são 66”, complementa Márcio.

Moradora do bairro São Defende, Lucimar de Oliveira Santos agora pode dizer que é dona do imóvel onde mora com os filhos de 17 e oito anos de idade. “Agora eu tenho a tranquilidade de saber que está tudo legalizado, certinho, pago. Posso fazer o que eu quiser com a minha casa sem ter medo do amanhã”, afirma Lucimar.

As escrituras entregues na noite desta quarta são referentes a imóveis localizados em 17 bairros: Ana Maria, Bosque do Repouso, Eliza I, Moradas do Sol, Morro Estevão, Natureza I, Natureza II, Nova Esperança, Progresso, Renascer, Santo Antônio, São Defende, São Sebastião, Vila Floresta, Vila Manaus, Vila Vitória e Wosocris.

Bruna Borges/Ascom/Prefeitura de Criciúma