Poucas semanas após concluir as aulas do ensino técnico, Vinicius da Boit já estava ingressando no mercado de trabalho. Formado no técnico em Manutenção Automotiva no Colégio Satc, ele começou a estagiar dia 13 de dezembro de 2021 na Carbonífera Metropolitana, em Treviso. “Quis fazer o estágio aqui pra aprender mais ainda sobre motores a diesel e ainda poder auxiliar na atividade que emprega muitas pessoas aqui na região que é a mineração”, explica Vinicius.

Ele integra o grupo de quase 300 estudantes que concluiu o ensino técnico em dezembro e já está apto para atuar profissionalmente. Desse total, mais de 47% já está empregado. “A Satc, ao longo de sua história, tem ajudado a fomentar o crescimento da economia, contribuindo com a formação de profissionais qualificados para a indústria”, ressalta o coordenador do Setor de Estágios da Satc, Fabiano de Medeiros Ugioni.

O estágio é obrigatório para quem concluiu o ensino técnico. São novos conhecimentos colocados em prática no cotidiano das empresas. E foi em busca desse aprendizado que Vinicius ingressou na Metropolitana. “Com o conhecimento técnico que aprendi no curso estou lidando com as adversidades que surgem no trabalho. O curso também proporcionou amizades com colegas e professores. E sempre que tenho dúvidas posso recorrer a eles para me auxiliar”, comenta o estudante.

A relação da Satc com o setor empresarial fortalece os vínculos e abre portas. Em 2021, foram mais de 3 mil oportunidades de estágio e emprego que foram abertas no Setor de Estágio. “Apesar de enviarmos alunos para todo o estado e também para o Brasil, há uma retenção expressiva desses profissionais que ajudam a desenvolver a nossa região”, destaca Ugioni.

Dentro do grupo que concluiu os estudos no final do ano passado e já está atuando, 80% permanece na região carbonífera. Uma das empresas que contratou esses jovens foi a Tecnnic Eletrônica Industrial. Hoje, são 16 atuando. “Conhecemos o perfil do aluno Satc e sua formação técnica e humana. É baseado nestes dois fatores que selecionamos colaboradores para atuarem na Tecnnic”, afirma o empresário Ricardo Luiz Santos.

Assessoria de Imprensa da Satc (www.satc.edu.br)