Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O projeto Vereador Por Um Dia já está movimentando as escolas de Siderópolis e terá um grande diferencial: além da participação dos estudantes de escolas municipais, estaduais e particular do município, a atividade contará com a presença de um aluno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – a Apae. Na última semana, o presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Albônico, visitou as instituições de ensino, conversou com diretores e professores, e passou de sala em sala apresentando o projeto aos estudantes e convidando-os a participar.

Segundo Albônico, a participação de um aluno da Apae engrandece o projeto. “Para nós é uma satisfação abrir espaço para um aluno desta instituição tão respeitada. Tenho a certeza de que vamos nos surpreender”, afirma. A visita nas escolas, conforme ele, foi muito motivadora, principalmente pela empolgação dos alunos. “Estou muito satisfeito com o interesse da direção das escolas, com o envolvimento dos professores e com a animação dos estudantes”, sublinha.

O projeto Vereador Por Um Dia, da Câmara de Vereadores de Siderópolis, é destinado aos estudantes do 5º e 6º ano. “Cada escola indicará um aluno para exercer a função de vereador por um dia na Câmara Municipal. A escola com maior número de estudantes – que é a Escola de Educação Básica José do Patrocínio -, por sua vez, indicará dois alunos para participar do projeto”, explica a diretora da Câmara, Renata Pagani.

Depois de definidos os nove vereadores mirins, também será realizada uma capacitação junto ao assessor jurídico da Câmara, Alexandre Feltrin, que apresentará o Regimento Interno aos estudantes, explicará vários procedimentos e esclarecerá dúvidas. A sessão solene do Projeto Vereador Por Um Dia está agendada para o dia 30 de novembro.

Vanessa Nórdio/Assessoria de Imprensa Câmara de Vereadores de Siderópolis