W3.CSS

Com uma missa em italiano na Igreja Matriz de Siderópolis às 9 da manhã e um almoço típico italiano, será lançado neste domingo, 14, o documentário “Mi son da Belun” que celebra o 30º aniversário da Associação Bellunesi Nel Mondo de Siderópolis e os 133 anos de colonização italiana no município.

“Mi son da Belun” é um documentário emocionante que mergulha no rico legado cultural, econômico e social dos imigrantes vênetos e bergamascos que colonizaram Nova Belluno, hoje conhecida como Siderópolis, no final do século XIX.

A narrativa acompanha a vida dos descendentes desses pioneiros, que ainda preservam os dialetos, as cantorias e as tradições de seus antepassados.

A Associação Bellunesi Nel Mondo Família de Siderópolis, que completa 30 anos em 10 de abril de 2024, é uma entidade vital na manutenção dessa memória viva.

Dirigido pelo jornalista Júlio Cancellier, o filme de 39 minutos é uma celebração do orgulho de pertencer a um lugar com uma forte influência italo-brasileira, apoiado pela Lei Paulo Gustavo, Governo de Siderópolis, Departamento de Cultura e Turismo, Ministério da Cultura do Governo Federal e Associação Bellunesi Nel Mondo.

 

Fonte: Júlio Cancellier