W3.CSS

Um forte calor começou a atingir o Sul de Santa Catarina nesta segunda-feira, dia 18, e poderá ser sucedido por rajadas de chuva. Por isso, o Governo de Içara, por meio da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde, elenca algumas orientações.

Cuidados básicos com a saúde

A persistência de dias com elevada temperatura representa riscos significativos à saúde de pessoas vulneráveis a agravos e doenças relacionadas ao calor como, por exemplo, crianças nos primeiros anos de vida, idosos, portadores de doenças crônicas (hipertensão, arritmia, respiratórias, renais, diabetes e obesos), acamados, entre outros.

Entre as recomendações estão evitar a exposição direta ao sol, usar protetor solar, chapéus e óculos escuros e diminuir os esforços físicos. “Também é importante a hidratação, ou seja, aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede e fazer refeições leves com poucos condimentos. Além disso, é muito comum pessoas passarem mal, ter sensação de tonturas e desmaios devido ao calor”, explica o enfermeiro Gustavo de Jesus, coordenador das Especialidades Médicas em Içara.

Cenário

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Vitor Dutra, em Içara e região as temperaturas devem atingir máximas de 36° C nesta segunda-feira. A previsão do tempo aponta chances de chuva para terça e quarta-feira, dias 19 e 20, respectivamente. O sol e o calor voltam a prevalecer na quinta-feira, 21, mas em menor intensidade, com as máximas não passando dos 30º C.

“Apesar de estarmos no final do inverno, são condições típicas de verão, com dias muito quentes e risco de temporais e pancadas de chuva no final de tarde e início de noite, devido à combinação da umidade com o calor. A população deve redobrar a atenção e em caso de emergências, acionar a Defesa Civil pelo 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193”, pontua Dutra.

Por: Departamento de Comunicação / Prefeitura Municipal de Içara