O sonho de cursar uma universidade ficou mais próximo de jovens de Braço do Norte que têm vontade de estudar e poucos recursos econômicos. O prefeito da cidade, Beto Kuerten Marcelino, assinou na manhã de quinta-feira o decreto que regulamenta a concessão de bolsas de estudos por meio de créditos de ISS. Além disso, foi criado também o Programa Municipal de Bolsas Universitárias de Estudos, intitulado de programa Sua Oportunidade.

Na prática, explica o prefeito, as universidades que geram ISS para o município devem demonstrar interesse em realizar convênio, gerando a compensação tributária. “A universidade interessada vai protocolar na cidade sua declaração de intenção de participar do programa Sua Oportunidade, juntando a documentação exigida no respectivo decreto. Após a análise do protocolo, será enviado para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que autoriza a celebração do convênio entre o município e a instituição de ensino superior interessada”, completa Beto.

Para a concessão das bolsas de estudos, serão consideradas a renda familiar declarada pelo candidato e seu histórico escolar. Durante o evento, o reitor da Unisul, Mauri Herdt, entregou ao prefeito o documento que manifesta interesse de participar efetivamente do programa. “O melhor instrumento para o desenvolvimento de um município é o conhecimento. O acesso aos estudos é capaz de transformar a cidade. Além disso, Braço do Norte vai realizar não somente o sonho de uma pessoa, mas em alguns casos de famílias, sendo o primeiro universitário destas famílias”, diz o reitor.

O ato de assinatura aconteceu no auditório Luiz Antônio Weber, na Weber Empreendimentos, onde está atualmente instalado o polo da Unisul em Braço do Norte.

Fonte: Diário do Sul