Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/ND

O governo de Santa catarina vai Decretar Emergência em Saúde em razão de problemas respiratórios. A decisão está tomada e o Decreto será publicado na noite desta quinta-feira ou nesta sexta-feira.

A partir de então, a Secretaria Estadual de Saúde providenciará suporte aos municípios para atendimento na Atenção Básica de Saúde com repasses de recursos. A informação é que os repasses poderão variar entre R$ 20 e R$ 400 mil com possibilidade através do Decreto, de acontecer de forma única.

O decreto deve incluir ainda o fortalecimento da vacinação e os municípios devem ampliar os horários de atendimento em Unidades Básicas de Saúde. Mais que isso, A situação de Emergência em Saúde, a ser decretada até esta sexta-feira, possibilitará que instituições hospitalares que disponibilizarem de novos leitos de UTI neo natal e pediátrica para a situação de emergência, tenham custeio diferenciado.

O Governo de Santa Catarina no entanto, não vai incluir medidas restritivas no Decreto. Devem permanecer recomendações inclusive para uso de máscaras mas não haverá obrigatoriedade.